Cinco atletas da Seleção Brasileira de atletismo embarcara neste domingo, 17, para o Grand Prix de atletismo paralímpico de Jesolo, na Itália. O evento acontecerá de sextafeira, 22, até domingo, 24.
Dentre os atletas que participarão da competição estão os fluminenses Ricardo Mendonça, da classe T37 (paralisia cerebral), medalha de ouro no Mundial de atletismo de Paris 2023, nas provas dos 100m e dos 200m, e Fábio Bordignon (T35, paralisia cerebral), bronze nos 100m e nos 200m da mesma competição.
Em fevereiro, o Brasil participou do Grand Prix de atletismo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também com cinco atletas. À ocasião, o país conquistou seis medalhas: quatro ouros, uma prata e um bronze.
Em maio, dos dias 17 a 25 ,a Seleção Brasileira disputará o Mundial de atletismo paralímpico em Kobe, no Japão. No segundo semestre, a partir de 28 de agosto, serão abertos os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
No último final de semana, sábado, 16, e domingo, 17, foi realizada a Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, primeira competição no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, exclusiva para atletas paralímpicos da modalidade em 2024. O evento foi marcado pela quebra de dois recordes internacionais: A amapaense Wanna Brito conquistou o melhor resultado do mundo no arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral) ao atingir a marca de 7,85m, enquanto a mineira Izabela Campos garantiu a melhor marca das Américas da classe F11 (deficiência visual) no lançamento de disco, ao atingir 40,112 em sua primeira tentativa.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Ricardo Mendonça é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)