Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação terá Seleção do Parapan em ação no CT Paralímpico

O nadador Samuel Oliveira após prova no Mundial de Manchester, na Inglaterra | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação neste sábado, 21, e domingo, 22, reunirá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, os 38 atletas da Seleção Brasileira de natação convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago a menos de um mês da principal disputa continental paradesportiva das Américas, de 17 a 26 de novembro.

O Circuito Loterias Caixa de natação no Centro de Treinamento Paralímpico é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a etapa deste final de semana recebeu 261 inscrições de nadadores de 14 estados e do Distrito Federal (AL, AM, BA, CE, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RR, RS, SC e SP). Este será o primeiro grande evento nacional da natação paralímpica brasileira após o Mundial de Manchester, realizado em julho e agosto deste ano. Na ocasião, o Brasil subiu ao pódio 46 vezes (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), o que deu ao país a quarta colocação no quadro de medalhas.

Campeões em Manchester também estarão presentes no CT, incluindo a pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão). A nadadora, representante do Grêmio Náutico União (GNU), trouxe oito medalhas para o Brasil, sendo cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Além dela, destacam-se também o paulistano Samuel Oliveira, da classe S5 (comprometimento físico-motor), e Gabriel Araújo (S2, comprometimento físico-motor), ambos do Praia Clube; a potiguar Cecília Araújo (S8, comprometimento físico-motor), da equipe AAF NAURU BSB; e o carioca Douglas Matera (S12), do Vasco.

Samuel, 17, tornou-se bicampeão Mundial de natação neste ano. O nadador possui, além de uma medalha de ouro conquistada em Manchester, na Inglaterra, em 2023 (50m borboleta), três títulos conquistados na Ilha da Madeira, em Portugal, em 2022 (nos 50m costas, 50m borboleta e revezamento 4x50m livre). Agora está na reta final de preparação para disputar seu primeiro Parapan.

O paulistano irá buscar o ouro em seis provas no Circuito Nacional Loterias Caixa. (50m livre, 50m costas, 50m borboleta, 200m medley e revezamentos 4x50m livre e 4x50m medley). “Vou usar o Circuito para ver como me sinto na piscina. Vou nadar um programa parecido com o do Parapan, então a competição vai me dar uma ideia de como estou e o que ainda posso mudar neste último mês”, afirmou o atleta.

Samuel comemorou o bom momento e disse estar preparado para as próximas competições. “Minha confiança está muito alta. Estou cumprindo minhas metas e tenho recordes das Américas em minhas provas”, afirmou. O paulistano é atualmente o dono das melhores marcas continentais nos50m livre (31s58), 50m borboleta (31s21) e 100m borboleta (1min16s44).

O nadador tem amputação nos dois braços, na altura do ombro, em razão de uma descarga elétrica de 13 mil volts que recebeu aos nove anos, ao tentar tirar uma pipa de uma árvore com uma barra de ferro e ter encostado nos fios de alta tensão de um poste que estava próximo.

A primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, também no CT Paralímpico, com 242 participantes de 13 estados e do Distrito Federal. A competição foi marcada pela quebra de dois recordes das Américas.

Na ocasião, a também campeã mundial Mariana Gesteira, do clube ACPD CNRAC, marcou a melhor marca continental dos 50m livre na classe S9 (comprometimento físico-motor), com tempo de 27s89. Além dela, a mineira Ana Karolina Soares de Oliveira, da classe S14 (deficiência intelectual), bateu o recorde das Américas nos 100m livre, com o tempo de 1min00s26, representando o clube JR-SP. As duas atletas estão inscritas para esta etapa de outubro e também estão entre as convocadas para o Parapan.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação
Dias e horários:
21 e 22 de outubro, a partir das 9h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rod. Imigrantes, 11.5km – Vila Guarani, SP, 04329-000

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível Os atletas Ana Karolina Soares, Cecília Araújo, Douglas Matera, Gabriel Araújo, Mariana Gesteira e Samuel Oliveira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Ana Karolina Soares e Cecília Araújo são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery