O Camping Escolar é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Os atletas convidados terão a experiência de uma rotina de esporte de alto rendimento, com treinos, avaliações e teste com a equipe de Ciência do Esporte do CPB.
Além disso, os participantes também irão fazer um passeio pela capital paulista e assistir a palestras, com temas como sexualidade e motivação com a participação do atleta Thiago Paulino (classe F57), campeão mundial em Dubai 2019 e bronze nos Jogos de Tóquio 2020 no arremesso de peso.
Ao todo, 220 atletas foram convidados para este período de treinamento, divididos em: 20 para o atletismo, cinco para o basquete em cadeira de rodas (3×3), 10 para bocha, sete para o futebol de cegos, 11 para o futebol PC, sete para o goalball, oito para o judô, 15 para a natação, sete no badminton, cinco no tênis em cadeira de rodas, seis no tênis de mesa e nove no vôlei sentado, entre eles, 25 são alunos da Escola Paralímpica. Vinte e nove técnicos e dois atletas-guia estão participando desta fase do Camping Escolar.
Os atletas que participam do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, participam de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)