O Camping Escolar é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Ao todo, foram convidados 220 atletas: 20 para o atletismo, cinco para o basquete em cadeira de rodas (3×3), 10 para bocha, sete para o futebol de cegos, 11 para o futebol PC, sete para o goalball, oito para o judô, 15 para a natação, sete no badminton, cinco no tênis em cadeira de rodas, seis no tênis de mesa e nove no vôlei sentado. Dentre eles, 25 são alunos da Escola Paralímpica.
“O Camping é uma realidade de resultados, nossos alunos chegam às Seleções de base mais preparados. Inclusive, o Samuka participou do Camping em 2019, disputou no Mundial de natação recentemente e conquistou medalha de ouro”, comentou Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.
Samuel Oliveira, 16, conhecido como Samuka,participou das Paralímpiadas Escolares em 2018, na ocasião foi o destaque da modalidade com cinco medalhas de ouro. Após um ano, o paulista foi convidado para o Camping Escolar. Em junho de 2022, o nadador da classe S5 participou do Mundial de natação em Portugal e conquistou três medalhas de ouro e duas medalhas de prata.
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em 13 modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
FICHA DE INSCRIÇÃO
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)