As inscrições continuam abertas para atletas e associações, com cadastro em situação regular, até o próximo dia 12 de maio. As provas da canoagem paralímpica serão de 200m, nas categorias KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1, KLT2. Todas com participação de atletas masculinos e femininos.
Na primeira fase deste ano, realizada em Campo Grande (MS), o canoísta paranaense Igor Tofalini, campeão mundial nos 200m VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada), conquistou o ouro na mesma prova. Ele finalizou a distância em 49s090.
A prata ficou com o sul-mato-grossense Fernando Rufino, campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio e vice-campeão mundial em Halifax, Canadá, no ano passado. Na Copa Brasil, Fernando terminou a prova em 50s080.
Em menos de um ano, os dois canoístas fizeram três dobradinhas: Mundial, Pan-Americano de canoagem paralímpica e, agora, Copa Brasil. Em todas essas competições, o paranaense levou vantagem.
“Todo dia é uma disputa pra gente. Treinamos [ele e Fernando] juntos em Ilha Comprida (SP). Então, sempre estamos dando o máximo. Eu me sinto privilegiado por treinar ao lado de grandes atletas, como o Fernando. Essa boa disputa faz com que eu entre na água com mais coragem e vontade de ganhar medalhas”, avaliou Igor, representante do Iate Clube de Londrina, à época.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)
Os atletas Fernando Rufino e Igor Tofalini são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)