De forma incontestável, o Futebol de 5 brasileiro conquistou a quarta medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O tetracampeonato consolidou mais uma vez a equipe como a única campeã do maior evento paradesportivo do mundo. Na próxima semana, os craques da seleção brasileira e muitos outros vão se enfrentar na disputa do título do principal campeonato do país, a Copa Loterias Caixa – Série A, de 1 a 6 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Depois de quebrar uma sequência que rendeu seis títulos seguidos ao ICB-BA, dos craques Jefinho e Cássio, no ano passado, a AGAFUC-RS, time do melhor jogador do mundo, Ricardinho, chega para defender o título com uma forte concorrência. Além dos baianos, que prometem lutar para recuperar o topo do Brasil, a competição terá a participação de outras dez equipes: ADVC-RJ, ADVP-PE, AMC-MT, APACE-PB, APADEVI-PB, APADV-SP, ASDEFIPEL-RS, CEIBC-RJ, CETEFE-DF e URECE-RJ.
O Estado com mais participantes é o Rio de Janeiro, com três equipes, seguido por Rio Grande do Sul e Paraíba, com dois representantes cada. As equipes estão divididas em três grupos, e todas se enfrentam em suas respectivas chaves. As duas melhores colocadas de cada, mais os dois melhores terceiros, avançam para as quartas de final. Na fase seguinte quatro equipes disputam as semifinais e as vencedoras dos confrontam disputam o título brasileiro.
Duelo de craques
Dupla de ataque mais temida do Futebol de 5 mundial, Jefinho e Ricardinho protagonizaram duelos de tirarem o fôlego nos dois últimos anos. Na edição de 2014, em Porto Alegre, a AGAFUC-RS era a anfitriã e lotou a ginásio do SESI Cachoeirinha para tentar conquistar o título pela primeira vez. No entanto, o ICB-BA estragou a festa e ficou com o troféu.
Já na competição do ano passado, no Rio de Janeiro, a história foi diferente. As equipes novamente se enfrentaram na decisão e, com gol de Maurício Dumbo, a AGAFUC-RS fez história ao quebrar o domínio dos baianos e ergueu a taça.
“Todos os jogadores [da seleção brasileira] estarão em times diferentes, jogando em uma competição que é muito acirrada e forte. Tem o Ricardinho, atual campeão, ganhou do meu time [ICB-BA] no ano passado, ele que é da AGAFUC-RS, tem o time muito bom. Tem outras equipes que chegam bem fortes também. A competição promete. Tenho certeza que quem comparecer presenciará um grande espetáculo. E que vença o melhor”, disse o craque Jefinho, artilheiro dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 ao lado de Ricardinho.
Brasil, a Europa do Futebol de 5
No futebol convencional, os jovens brasileiros sonham em fazer carreira na Europa. No Futebol de 5, a história é bem diferente. Com seis competições por ano, o Brasil é o melhor cenário para muitos jogadores de fora país. Na Copa Loterias Caixa deste ano, dez estrangeiros estarão em São Paulo competindo por times brasileiros (quatro argentinos, três colombianos, dois paraguaios e um espanhol). Dos quatro argentinos, três foram medalhistas de bronze nos Jogos Rio 2016.
Serviço
Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série A
Data: 1 a 6 de novembro de 2016
Horários: 8h30, 10h e 11h30 (1, 2, 3 e 4/11); 9h e 10h30 (5/11); e 8h30 e 10h (6/11).
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – São Paulo/SP
Entrada franca
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Maria Louiza Oliveira (estagiária)
Flávia Alves (estagiária)