Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Saltadora estreante no Circuito Paralímpico Loterias Caixa bate recorde brasileiro e supera marca das Américas

Zileide Cassiano estabeleceu um novo recorde brasileiro na prova de salto em distância T20 na 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico Loterias Caixa. Foto: Marcelo Zambrana/CPB

Zileide Cassiano, 24, estabeleceu um novo recorde brasileiro no salto em distância T20 (para deficientes intelectuais) no domingo, 13, no último dia da 1° Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico Loterias Caixa. A competição aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com 230 atletas. 

Na manhã do domingo, em seu terceiro salto, Zileide alcançou a marca de 5m61 e estabeleceu o novo recorde brasileiro. A antiga marca pertencia a Jardênia Barbosa com 5m29, estabelecido nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, assim como recorde das Américas. A marca de Zileide será homologada apenas como melhor marca nacional. A atleta ainda não possui classificação internacional e, de acordo com as regras da modalidade, é um impeditivo para registro de recordes continentais e mundiais.

Na mesma prova, ao saltar 5m35, Jardênia melhorou o próprio recorde das Américas. Desta forma, o salto em distância T20 possui um recorde brasileiro maior do que o recorde das Américas (5m61 contra 5m35).

“Eu vi a marca e não acreditei, cheguei a me desconcentrar para os próximos saltos. O meu técnico e eu estávamos trabalhando para 5m30, 5m40, e consegui muito mais. Fiquei muito feliz”, comemorou a saltadora natural de Ribeirão Preto, São Paulo.

LEIA MAIS
Raissa Rocha quebra recorde mundial do lançamento de dardo na 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Loterias Caixa

Zileide foi diagnosticada com deficiência intelectual há pouco mais de um ano. Ela, que pratica atletismo desde os 9 anos, migrou para a modalidade paralímpica na mesma época. “Antes, no convencional, eu fazia mais provas de velocidade, mas eu me apaixonei pelo salto”, explicou.

No ano passado, ela disputou sua primeira competição paralímpica: o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Sertãozinho. Na ocasião, Zileide obteve o índice no salto em distância para participar da Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa. 

“Foi a primeira vez que participei de uma competição tão grande. O clima foi maravilhoso, muito acolhedor. O CT Paralímpico é lindo, muito grande. Adorei conhecer”, relatou Zileide.

As disputas da 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico Loterias Caixa terminaram na manhã do domingo, 13. O calendário da modalidade para este ano ainda reserva o Campeonato Brasileiro da modalidade para o mês de maio e a 2ª Fase Nacional para junho.

O Circuito Loterias Caixa é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. 

Patrocínios 
O paratletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 

Catálogo
Confira aqui o catálogo virtual

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery