Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Saltadora Débora Lima e velocista Ricardo Mendonça conquistam ouro para o Brasil no Grand Prix da Itália

Débora Lima realiza salto durante competição no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Atualizada às 14h09 de 24/03/2024

A saltadora Débora Lima e velocista Ricardo Mendonça conquistaram neste sábado, 23, as primeiras medalhas para o Brasil no Grand Prix da Itália, que acontece na cidade de Jesolo até este domingo, 24. Ambos foram medalhistas de ouro em suas disputas.

A acreana Débora Oliveira de Lima foi a primeira brasileira a competir no dia e participou de duas provas. Na primeira disputa, ficou na sexta colocação geral dos 400 metros T20 (para atletas com deficiência intelectual), com o tempo de 1min05s06. A vencedora da prova foi a turca Aysel Onder, com 57s02.

Já na sua prova principal, o salto com distância, Débora foi superior às adversárias e ficou com a medalha de ouro ao saltar em 5,85m. Foi a maior distância da sua vida pessoal, que até então era de 5,71m.

É também a segunda melhor marca do ranking mundial 2024 e seria a terceira melhor do ranking do ano passado. A brasileira Zileide Cassiano, com 5,97m, e a polonesa Karolina Kucharczyk, com 6,08m, têm ainda melhores marcas.

Já o velocista fluminense Ricardo Mendonça venceu a sua prova principal dos 100m. A disputa, que foi agrupada pelas classes T35/36/37/38 (paralisados cerebrais), foi vencida com o tempo de 11s44, um pouco além das marcas que já lhe renderam os títulos mundial (11s21) e parapan-americano (11s10) no ano passado.

Outro brasileiro envolvido na prova, o também fluminense Fábio Bordignon (T35) ficou na nona colocação geral, com 12s86.

O Brasil encerrou a sua participação no Grand Prix da Itália neste domingo, 24, sem a atuação de nenhum atleta em provas.

Em fevereiro, o Brasil participou do Grand Prix de atletismo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também com cinco atletas. À ocasião, o país conquistou seis medalhas: quatro ouros, uma prata e um bronze.

Em maio, dos dias 17 a 25 ,a Seleção Brasileira disputará o Mundial de atletismo paralímpico em Kobe, no Japão. No segundo semestre, a partir de 28 de agosto, serão abertos os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Ricardo Mendonça é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery