O brasileiro do hipismo Rodolpho Riskalla é um dos indicados ao título de “Atleta do Mês” de maio, em eleição organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). O atleta venceu duas provas de adestramento individual grau IV no Concurso Internacional 3* de Adestramento Paraquestre – CPEDI3*, no Torneio de Maio em Mannheim, na Alemanha.
Os outros atletas indicados são Marina Shevchuk (UKR), do halterofilismo; Peter Genyn (BEL), do atletismo; Priscilla Gagne (CAN), do judô; e Sareh Javanmardi (IRA), do tiro esportivo.
Confira o perfil dos candidatos:
Mariana Shevchuk, Ucrânia, halterofilismo
Fez história no Campeonato Europeu de halterofilismo por ter feito a marca de 130,5kg e bater o recorde mundial na categoria até 55kg.
Peter Genyn, Bélgica, Atletismo
Bateu dois recordes mundiais no Grand Prix de Nottwil, na Suiça. Na classe T51, ele fez 20s07, nos 100m e 1mim17s21, nos 400.
Priscilla Gagne, Canadá, Judô
Gagne foi ouro na categoria feminina até 52kg, no Campeonato Panamericano IBSA de judô, em Calgary, no Canadá, após ganhar as suas três lutas por ippon.
Rodolpho Riskalla, Brasil, Hipismo
Ficou em primeiro lugar em duas das três provas de adestramento (em grupo e individual), e em segundo lugar na prova de estilo livre, no Torneio de Maio em Mannheim, na Alemanha.
Sareh Javanmardi, Irã, Tiro Esportivo
Duas vezes campeã paralímpico, garantiu mais dois títulos no Campeonato Mundial de Cheongju 2018, na Coreia do Sul, após ganhar as provas de P2 feminina (pistola de ar), na classe SH1, e P4 mista (pistola livre), na classe SH2.
A votação estará disponível até o dia 8 de junho, na página inicial do site do IPC.
As indicações são compiladas a partir de submissões de Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs) e Federações Internacionais (IFs).
Os vencedores de 2018 são:
Janeiro – Oksana Masters, Estados Unidos, esqui cross-country
Fevereiro – Mac Marcoux, Canadá, esqui alpino
Março (melhor masculino) – Brian McKeever, Canadá, esqui crosso-country
Março (melhor feminino) – Ekaterina Rumyantseva, Nepal, esqui cross-country
Março (melhor time) – Seleção Chinesa de curling em cadeira de rodas
Abril – Gemma Collis-McCann, Grã Bretanha, esgrima em cadeira de rodas
* Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)