Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Regional Norte-Nordeste do Circuito chega ao fim com medalha de atleta do Camping

Uma jovem de apenas 13 anos chamou a atenção na manhã deste domingo, no encerramento da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, disputado em João Pessoa, Paraíba. A cearense Ana Clara Rolim (Adesul/CE), fruto do Camping Escolar Paralímpico, conquistou sua terceira medalha na piscina da Vila Olímpica, desta vez um bronze nos 100m peito SB7, e fechou da melhor maneira possível o evento.   
 
A competição em João Pessoa se encerrou neste domingo, 17, e contou com 592 atletas (299 do atletismo, 173 nadadores e 120 halterofilistas) de 13 estados. A próxima etapa do Circuito será a Centro-Leste, disputada em Uberlândia, nos dias 30 e 31 de março. O evento oferecerá disputas de atletismo e natação. 
 
Ana Clara, natural de Pacatuba, no Ceará, já havia vencido os 50m livre e sido bronze nos 100m costas, ambas da classe S7. Ao subir ao pódio também nos 100m peito, classe SB7, com 3min24s94, ela consolidou-se como uma das jovens promessas do cenário nacional. No ano passado, já havia chamado a atenção nas Paralimpíadas Escolares, em que representou o Ceará, a ponto de ser chamada em janeiro ao Camping Escolar Paralímpico, que levou ao CT Paralímpico os principais destaques do país em idade estudantil para provarem a rotina de um atleta de alto rendimento. 
 
“Eu sempre me dei muito bem na água, por causa da hidroterapia. Não esperava começar a ganhar medalhas, porque é algo que teve início como um lazer para mim. Quero me dedicar cada vez mais para ter a chance de conhecer mais pessoas, treinar como um atleta mesmo e seguir a minha carreira”, disse a atleta, que nasceu com mielomeningocele, uma má formação na coluna vertebral que limita o movimento dos membros inferiores.  
 
Já no atletismo, a competição se encerrou com 18 quebras de recordes brasileiros. O último deles foi estabelecido por Ana Claudia Maria (NEFD/PE), medalhista no Mundial de Doha 2015. Ela registrou o novo recorde nacional do salto em distância T42 feminino, com a marca de 3,94m – oito centímetros a mais do que a antiga marca, que também pertencia a ela. 
 
Por fim, o halterofilismo concluiu sua primeira fase nacional com vitória de uma atleta conhecida. A carioca Tayana Medeiros (AVA/RJ) faturou a categoria até 86kg feminina com um levantamento de 113kg – apenas quatro quilos abaixo de sua melhor marca pessoal. 
 
Este foi o segundo estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Haverá ainda as fases regionais Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.
 
Resultados 
Confira os resultados do Circuito Brasil Loterias Caixa em tempo real, pelo aplicativo “Circuito Loterias Caixa Regional”, disponível para dispositivos iOS e Android. 
 
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
O halterofilismo e a natação têm patrocínio das Loterias Caixa.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery