Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Quais são os esportes mais praticados por pessoas com deficiência visual?

Nonato (esq.) comemora gol durante final Brasil x Argentina no futebol de cegos nos Jogos de Tóquio | Foto: Ale Cabral/CPB

Existem nove modalidades de esportes adaptados praticados por pessoas com deficiência visual de diferentes classificações que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos. Em alguns deles, o Brasil tem destaque especial, com a conquista de medalha de ouro, como o futebol de cegos (ou futebol de 5) e o goalball. Conheça a seguir as modalidades mais recomendadas para pessoas com deficiência visual, como elas começaram a ganhar relevância e confira também os motivos que levam o país a ser reconhecido internacionalmente em algumas delas:

A entrada das pessoas com deficiência visual nos Jogos Paralímpicos

A edição de 1976 dos Jogos Paralímpicos em Toronto, no Canadá, marcou a inclusão de pessoas com deficiência visual na principal competição do esporte paralímpico. Já na última edição, em Tóquio, cinco modalidades esportivas contavam com atletas com deficiência visual:

– Atletismo  
– Goalball
– Natação
– Futebol de 5
– Judô

Os Jogos Paralímpicos de 1976 também foram marcantes na história do paradesporto brasileiro, pois foi nessa edição que a primeira medalha foi conquistada. Os atletas Robson Almeida e Luiz Carlos Costa receberam a prata no Lawn Bowls, uma espécie de bocha jogada na grama.
 
A ampliação das modalidades para atletas com deficiência visual

O programa de esportes contemplados nos Jogos Paralímpicos de Verão evoluiu e passou a contar com mais modalidades para pessoas com deficiência visual. No ano de 1984, nos Jogos de Nova York, nos Estados Unidos, o hipismo foi incluído.  

Na edição seguinte, em 1988, mais dois esportes para pessoas com deficiência visual entraram em cena dos Jogos: o ciclismo e o judô. 

A próxima modalidade a ser adicionada, o futebol de cegos,  chegou 16 anos depois nos Jogos Paralímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia. Já em Tóquio, o Brasil ganhou medalha de ouro e até hoje a Seleção Brasileira de futebol de cegos segue como única campeã paralímpica, tendo conquistado o pentacampeonato nos Jogos de Tóquio 2020. A vitória que rendeu a quinta medalha dourada para o Brasil foi sobre a Argentina, quando Nonato marcou o gol que estabeleceu o placar final de 1 a 0 na final.

Já em 2008, em Pequim, na China, o remo entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos. Nesta modalidade adaptada, uma das provas que pode contar com atletas com deficiência visual é a 4com misto, na qual dois atletas podem ser pessoas com deficiências visuais e dois atletas devem ser pessoas com deficiência física, sendo um atleta de cada sexo por tipo de deficiência. Além disso, o barco conta com um timoneiro, que tem a função de orientar o movimento dos demais atletas.

Nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, a mais nova modalidade a entrar para o programa foi o triatlo. Na mesma edição, os atletas com deficiência visual passaram a poder “ouvir o som da vitória”. Pela primeira vez na história dos Jogos Paralímpicos, as medalhas foram incrementadas com guizos para que os atletas com deficiência visual pudessem escutá-las.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021, o quadro foi composto por 22 modalidades, das quais nove apresentaram provas que foram competidas por atletas com deficiência visual, sendo elas:  
 
– Atletismo  
– Ciclismo
– Futebol de cegos
– Goalball
– Hipismo 
– Judô
– Natação  
– Remo
– Triatlo

Medalhas conquistadas por atletas com deficiência visual

Desde a estreia dos brasileiros nos Jogos Paralímpicos, atletas com deficiência visual de diversas modalidades foram responsáveis por trazer diversas medalhas para casa. Uma das mais emblemáticas da história do esporte paralímpico brasileiro foi a centésima medalha dourada, conquistada em Tóquio 2020 por Yeltsin Jacques nos 5.000 m da classe T11.

Confira a seguir as modalidades nas quais atletas com deficiência visual já subiram ao pódio:

– Atletismo  
– Natação
– Futebol de Cegos
– Goalball
– Judô

Os resultados obtidos pelos atletas paralímpicos brasileiros nas últimas edições dos Jogos Paralímpicos posicionam o país como uma potência no esporte paralímpico. Como consequência, mais pessoas com deficiência inspiram-se nos medalhistas e se interessam por uma carreira no esporte de alto rendimento. O Comitê Paralímpico Brasileiro criou um guia chamado “Tudo que você precisa saber para se tornar um atleta paralímpico – desde a base até o alto rendimento”, que é voltado para aqueles que têm o desejo de se desenvolver como atletas de alto rendimento. Clique aqui para acessar o material.

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery