Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Provas das Paralimpíadas Escolares no CT Paralímpico começam nesta quinta-feira, 7, às 8h

Cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2023 regional São Paulo | Foto: Ale Cabral / 2023

*Nota atualizada às 19h10

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) dará início às provas da Regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares 2023, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência, na manhã desta quinta-feira, 7, com as disputas de atletismo, natação e bocha no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Na noite desta quarta-feira, 6, foi realizada a cerimônia de abertura no evento, no mesmo local, para celebrar o começo da competição.

Entre as autoridades presentes, a solenidade contou com as presenças de Marcos da Costa, secretário estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e presidente da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) de Santa Catarina, Paulo André Jukoski da Silva (também conhecido como “Paulão do vôlei”). Pelo CPB, o diretor jurídico Paulo Losinskas foi um dos representantes no evento.

“Temos a certeza de que cada um de vocês, alunos que estão aqui nas Paralimpíadas Escolares, certamente mudaram a sua rotina porque o esporte educa, disciplina, muda todos nós. Ele dá a oportunidade de sermos reconhecidos onde quer que estejamos, seja na pista, na piscina ou na quadra. Isso para a gente é o mais importante. O CPB garante, atualmente, oito projetos em todo o Brasil para o fomento da prática esportiva gratuita e com qualidade a todas às crianças e jovens com deficiência. Então, aproveitem, pois depois vocês podem se tornar um dos nossos atletas nos Jogos Paralímpicos do futuro”, discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

“A pessoa com deficiência tem de ter oportunidade. Haja visto o sucesso que tivemos nos últimos Mundiais paralímpicos de atletismo e natação. Então, o esporte transforma. Curtam muito este momento”, completou a secretária municipal Silvia Grecco.

Durante a cerimônia, houve também o desfile de representantes das unidades federativas representadas na atual regional das Escolares, com suas respectivas bandeiras.

O atleta de bocha Jonathan Ramos, da delegação de São Paulo, fez o juramento dos atletas, enquanto o árbitro da natação Ronald Carneiro Rocha depôs em nome da arbitragem de toda a competição.

Esta será a terceira e maior fase regional da competição no ano após o evento acontecer em Belém, 9 a 11 de agosto, e em Brasília, de 30 de agosto e 1º de setembro. Em São Paulo, as disputas vão ocorrer até esta sexta-feira, 8.

Na etapa no CT Paralímpico, serão 700 atletas no total de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Serão 430 competidores no atletismo, 209 na natação e 61 na bocha. Em Belém, foram 492 participantes, enquanto em Brasília, 544.

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2006. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), bicampeão paralímpico e tri mundial; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.

Neste ano, as Paralimpíadas Escolares vão receber cerca de 1.800 atletas, em idade escolar, oriundos de todas as 27 unidades federativas do país, sendo a maior quantidade da história da competição. Os inscritos de 2023 superam os 1.300 participantes da edição do ano passado, quando apenas Piauí não teve representantes.

Em 2023, o projeto tem o mesmo formato do ano passado. São três fases regionais (Belém, Brasília e São Paulo), entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a Fase Nacional em São Paulo, que também vai acontecer no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.

Em Belém, a delegação do Pará foi a campeã daquela regional. Já em Brasília, a equipe de Minas Gerais somou mais pontos e ficou com o título da segunda etapa do ano.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2023 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Paralimpíadas Escolares – Regional São Paulo
Período: 6 a 8 de setembro
Local: CT Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery