Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: Open Internacional de natação abre busca por índices para Mundial 

Nadadoras a postos para prova no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará o Open Internacional de natação, entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição vai reunir 78 atletas em busca de índices para o Mundial de Manchester (ING), que ocorrerá de 31 de julho a 6 de agosto. 

Todos os nadadores campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 estarão na competição: Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão); Gabriel Bandeira, S14 (deficiência intelectual); Gabriel Araújo, S2 (limitações físico-motoras severas); Talisson Glock, S6 (comprometimentos físico-motores), e Wendell Belarmino, S11 (cegos). 

Carol acabou de disputar mais uma etapa do World Series de natação paralímpica neste ano. Na última semana, em Mineápolis, EUA, a pernambucana conquistou três medalhas nas três provas em que competiu: ouro nos 50m livre, prata nos 100m peito e bronze nos 100m livre. 

“Agradeço a toda comissão técnica, que esteve comigo nesses dias nos Estados Unidos. Todos vocês são importantes para o sucesso da missão. Agora, volto para casa e continuarei os treinos intensos porque esta semana tem a primeira seletiva para o Mundial”, disse Carol, referindo-se ao Open. 

Além do Open, os nadadores brasileiros terão outra oportunidade para atingir o índice para o Mundial de Manchester. Nos próximos dias 20 e 21 de maio, também no CT Paralímpico, o CPB organizará a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. 

Esta competição será a segunda e última oportunidade de os atletas se classificarem para o torneio na Inglaterra. Todos os nadadores que alcançarem o índice, de acordo com os critérios de entrada estabelecidos pelo CPB, serão convocados para o Mundial. 

Desafio CPB/CBAt de atletismo 
A terceira edição do Desafio CPB/CBAt de atletismo ocorrerá no próximo domingo, 30, também no Centro de Treinamento Paralímpico. Nas etapas anteriores, os velocistas Bruno Araújo e José Alexandre da Costa, ambos da classe T47 (deficiência nos membros superiores), registraram o sexto e o terceiro tempo do ano, respectivamente, até então, na prova dos 100m. 

Nas provas de campo, destaque para a baiana Raíssa Machado, da classe F56 (atletas que competem em cadeiras), medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e recordista mundial no lançamento de dardo. 

Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas na França

Sete atletas da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas disputaram uma etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Nimes, na França, entre quinta-feira, 20, e domingo, 23.

Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na modalidade, o atleta gaúcho Jovane Guissone teve o melhor desempenho entre os esgrimistas do Brasil, ao ficar na sexta colocação no florete B.  

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Talisson Glock, Wendell Belarmino, Jovane Guissone e Raíssa Machado são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas

Time São Paulo
Os atletas Raíssa Machado e Talisson Glock são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery