Todos os nadadores campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 estarão na competição: Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão); Gabriel Bandeira, S14 (deficiência intelectual); Gabriel Araújo, S2 (limitações físico-motoras severas); Talisson Glock, S6 (comprometimentos físico-motores), e Wendell Belarmino, S11 (cegos).
Carol acabou de disputar mais uma etapa do World Series de natação paralímpica neste ano. Na última semana, em Mineápolis, EUA, a pernambucana conquistou três medalhas nas três provas em que competiu: ouro nos 50m livre, prata nos 100m peito e bronze nos 100m livre.
“Agradeço a toda comissão técnica, que esteve comigo nesses dias nos Estados Unidos. Todos vocês são importantes para o sucesso da missão. Agora, volto para casa e continuarei os treinos intensos porque esta semana tem a primeira seletiva para o Mundial”, disse Carol, referindo-se ao Open.
Além do Open, os nadadores brasileiros terão outra oportunidade para atingir o índice para o Mundial de Manchester. Nos próximos dias 20 e 21 de maio, também no CT Paralímpico, o CPB organizará a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação.
Esta competição será a segunda e última oportunidade de os atletas se classificarem para o torneio na Inglaterra. Todos os nadadores que alcançarem o índice, de acordo com os critérios de entrada estabelecidos pelo CPB, serão convocados para o Mundial.
Desafio CPB/CBAt de atletismo
A terceira edição do Desafio CPB/CBAt de atletismo ocorrerá no próximo domingo, 30, também no Centro de Treinamento Paralímpico. Nas etapas anteriores, os velocistas Bruno Araújo e José Alexandre da Costa, ambos da classe T47 (deficiência nos membros superiores), registraram o sexto e o terceiro tempo do ano, respectivamente, até então, na prova dos 100m.
Nas provas de campo, destaque para a baiana Raíssa Machado, da classe F56 (atletas que competem em cadeiras), medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e recordista mundial no lançamento de dardo.
Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas na França
Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na modalidade, o atleta gaúcho Jovane Guissone teve o melhor desempenho entre os esgrimistas do Brasil, ao ficar na sexta colocação no florete B.
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Talisson Glock, Wendell Belarmino, Jovane Guissone e Raíssa Machado são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas
Time São Paulo
Os atletas Raíssa Machado e Talisson Glock são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)