O Circuito é idealizado e organizado pelo CPB. O evento tem como objetivo melhorar o nível técnico das quatro modalidades nas quais o Comitê atua como confederação (atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo). As provas reúnem atletas de elite e novos talentos do paradesporto brasileiro. Neste ano, já houve a realização da 1ª Fase de halterofilismo, também no CT Paralímpico, e de tiro esportivo, no Rio de Janeiro.
Etapa do World Series de natação paralímpica de Sheffield, Inglaterra
A Seleção Brasileira de natação paralímpica encerrou sua participação na etapa do World Series de Sheffield, Inglaterra, no domingo, 19. Ao todo, os nadadores do Brasil conquistaram 19 medalhas (sete de ouro, sete de prata e cinco de bronze) e quebraram cinco recordes mundiais na competição. As provas foram multiclasses e as premiações eram feitas de acordo com o Índice Técnico da Competição (ITC).
Um dos recordes foi batido pelo paulista Samuel de Oliveira que, neste domingo, foi bronze ao finalizar os 100m borboleta em 1min17s39. Nas classificatórias da prova, que não está no programa dos Jogos Paralímpicos, Samuel fez a distância em 1min16s44 e superou a marca do compatriota Daniel Dias. Há dez anos, Daniel registrou o tempo de 1min17s79, em Berlim, na Alemanha.
Os outros recordes mundiais quebrados por brasileiros foram da pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), nos 50m peito e 50m borboleta, e do mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (comprometimentos físico-motores severos), nos 150m medley e 50m borboleta.
Aberto Paralímpico de tênis de mesa em São Paulo
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será palco do Aberto Paralímpico de tênis de mesa, a partir desta sexta-feira, 24, até domingo, 26. Ao todo, 133 atletas, 95 homens e 38 mulheres, disputarão o torneio na capital paulista, dos quais 72 são brasileiros e 61 estrangeiros.
Na última edição da competição realizada no Brasil, realizada em outubro passado, os mesatenistas brasileiros conquistaram 19 de 23 títulos possíveis. Contabilizados todos os pódios, os brasileiros só não estiveram presentes em uma classe de todas as disputadas. Nos Abertos Internacionais disputados fora do país em 2022, o Brasil conquistou 68 medalhas, sendo 18 de ouro, 25 de prata e 25 de bronze. Já neste ano, em duas etapas, os atletas do país subiram 18 vezes ao pódio na Espanha e Itália.
Etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas em Pisa (ITA)
Sete esgrimistas brasileiros participaram da etapa da Copa do Mundo de Pisa, na Itália. O país não conquistou nenhuma medalha na competição. O gaúcho Jovane Guissone obteve o melhor resultado do Brasil no torneio, ao ficar em quinto lugar na espada B. No quadro de 8, ele foi superado pelo polonês Kamil Rzasa, por 15 a 10.
Copa Brasil de canoagem paralímpica
O canoísta paranaense Igor Tofalini, campeão mundial nos 200m VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada), conquistou o ouro na mesma prova na Copa Brasil de canoagem paralímpica, disputada no último final de semana, dias 18 e 19 de março, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS).
Igor finalizou a distância em 49s090. A prata ficou com o sul-mato-grossense Fernando Rufino, campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio e vice-campeão mundial em Halifax, Canadá, no ano passado. Na Copa Brasil, Fernando terminou a prova em 50s080. Em menos de um ano, os dois canoístas fizeram três dobradinhas: Mundial, Pan-Americano de canoagem paralímpica e, agora, Copa Brasil. Em todas essas competições, o paranaense levou vantagem.
Camping Militar Paralímpico
O CPB realiza a sua sétima edição do Camping Militar Paralímpico, em São Paulo, até sábado, 26. Sessenta e cinco atletas do tiro esportivo e tiro com arco, oriundos de 14 Forças Armadas e auxiliares, participarão do evento.
O Camping é destinado a militares e agentes de segurança pública com deficiências. Seu principal objetivo é apresentar o Movimento Paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de qualidade de vida, além de detectar possíveis talentos esportivos.
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alessandro Silva, Beth Gomes, Carol Santigo, Claudiney Batista, Fernando Rufino, Gabriel Araújo, Igor Tofalini, Jovane Guissone, Samuel de Oliveira, Silvânia Costa, Petrúcio Ferreira e Wallace dos Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva, Beth Gomes e Claudiney Batista são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)