Os principais atletas do halterofilismo paralímpico brasileiro vão se reunir no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste final de semana, sábado, 23, e domingo, 24, para disputar a Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. A competição recebeu inscrições de 110 atletas de oito estados e do Distrito Federal (AM, AP, MG, PE, PR, RJ, RN e SP)
O Circuito é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. É um dos mais importantes eventos paralímpicos nacionais de atletismo, natação e halterofilismo. Tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas no país, além de melhorar o nível técnico das modalidades. A competição, historicamente, reúne atletas consagrados e jovens promessas do paradesporto brasileiro.
A competição contará com atletas que, já em 2023, conquistaram medalhas para o Brasil na etapa da Copa do Mundo de Dubai, de 29 de fevereiro a 6 de março. No grupo estão a campeã mundial e paralímpica Mariana D’Andrea, atual recordista mundial na categoria até 79 kg; a carioca Tayana Medeiros, ouro em Dubai na categoria até 86 kg neste ano; e a mineira Lara Lima, prata na categoria até 41kg no mesmo torneio. No total, o Brasil encerrou a Copa do Mundo com oito pódios, sendo dois ouros, cinco pratas e um bronze, em uma campanha que contou com a participação de 13 atletas.
O Circuito oferecerá oportunidade para que atletas da Seleção experimentem novas estratégias até a etapa da Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia, de 20 a 26 de junho. Esta será a última competição internacional para obtenção de marcas no ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Ao mesmo tempo, o Circuito permitirá que novos atletas subam no ranking nacional e busquem uma vaga para a Seleção Brasileira para o Ciclo dos Jogos de Los Angeles de 2028.
“A Seleção precisa ter renovação. Essa será uma oportunidade para os atletas da Seleção de Jovens, que tiveram uma semana de treinamento no CT Paralímpico em fevereiro, possam colocar em prática as informações e orientações que receberam”, disse Murilo Spina, coordenador do halterofilismo no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A Segunda Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo está marcada para os dias 29 e 30 de junho. A temporada da modalidade se encerra em dezembro, com a realização do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa. As duas competições também acontecerão no CT Paralímpico.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024
Datas: 23 e 24 de março, a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Circuito Loterias Caixa.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficiais do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Lara Lima e Tayana Medeiros são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 109 atletas e 13 atletas-guia de 13 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)