Os atletas paralímpicos interessados em pleitear a bolsa de estudos para curso de inglês oferecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) devem realizar sua inscrição no processo seletivo até este domingo, 30.
A iniciativa é realizada pelo Programa Atleta Cidadão do CPB, em parceria com a Instituição Cambridge University Press Brasil e são oferecidas 80 vagas.
As normas e procedimentos para inscrição, bem como requisitos mínimos, obrigações e prazos do processo seletivo estão disponíveis no edital, neste link. Após a leitura do documento, os atletas deverão se inscrever no formulário disponível aqui.
As aulas serão realizadas online, de maneira síncrona, duas vezes por semana.
Estão disponíveis módulos para alunos com cinco níveis de domínio da língua inglesa: Básico 1 (25 vagas), Básico 2 (10 vagas), Pré-Intermediário 1 (15 vagas), Pré-Intermediário 2 (15 vagas) e Intermediário 1 (15 vagas).
Os atletas que pleitearem os níveis superiores ao Básico 1 farão um teste de conhecimento de inglês por escrito, no ato da inscrição, para que tenham uma percepção mais assertiva sobre seus módulos. Eles também realizarão uma avaliação oral para confirmar o módulo escolhido, mediante agendamento com a equipe do Atleta Cidadão.
As vagas para os cursos de inglês serão destinadas a atletas que participaram de competições internacionais e nacionais, seguindo a lista de prioridades abaixo:
– Atletas que tenham participado de Jogos Paralímpicos de Inverno ou Verão;
– Atletas que tenham participado de Campeonatos Mundiais (adulto), reconhecidos pelo CPB ou confederações;
– Atletas que tenham participado de Jogos Parapan-Americanos (adulto);
– Atletas que tenham participado de demais competições internacionais, não elencadas acima, reconhecidas pelo CPB ou confederações;
– Atletas que tenham participado de campeonatos e competições nacionais, reconhecidas pelo CPB ou confederações, ou que façam parte de algum programa do Comitê ;
– Atletas-guia, goleiros, calheiros e pilotos, com limite de 10% das vagas.
A divulgação da lista de candidatos aprovados será realizada até o dia 15 de julho, por e-mail e pelo site oficial do CPB.
O Programa Atleta Cidadão tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)