Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Potiguar Terezinha Mulato bate duas vezes recorde brasileiro e leva ouro no halterofilismo

A halterofilista Terezinha Mulato mostrou, no Circuito Loterias Caixa, que está pronta para brigar por medalhas no Mundial da modalidade, em setembro, no México. Neste sábado, 5, a potiguar conquistou o ouro na categoria até 67kg e ainda quebrou o próprio recorde brasileiro duas vezes.  

A marca anterior era de 94kg. No Centro de Treinamento Paralímpico, a atleta de Nova Cruz levantou 95kg na segunda tentativa e 97kg na terceira. “Estou na minha melhor fase na carreira e me setindo bem e confiante para o Mundial, em setembro. Essas quebras de recorde mostram que posso ter um bom desempenho”, explicou ela, que disputará a competição mais importante do ano para a modalidade na Cidade do México.  

Cadeirante por sequelas de poliomelite, Terezinha foi a primeira mulher halterofilista a competir pelo Brasil oficialmente. Quando a categoria feminina estreou em Jogos Paralímpicos, em Sydney 2000, ela estava lá. Já são 20 anos de halterofilismo. Nos Jogos do Rio, ela terminou em 5º. 

O pódio da categoria foi completado por Angela Faria Teixeira (CDDU/MG), prata com 80kg, e por Najara Bentes da Silva (FEPAM/AM), bronze com 66kg.

Neste sábado, ainda entrou em ação o medalhista de prata no Rio 2016 Evânio Silva. O baiano da categoria até 88kg também bateu o recorde brasileiro de seu peso, ao erguer 211kg na barra. A antiga marca de 210kg já era dele. “Desde o Rio, não tinha levantado mais de 210kg. Estou feliz com o novo recorde. Agora, daqui até o Mundial, só preciso ganhar mais massa muscular, para ficar mais forte”, comentou o baiano, que já está confirmado no México.

Ainda subiram ao pódio nesta categoria Marcelo da Silva Bezerra (UPDESCC/PE) com 148kg, e Leopoldo Cubas Freitas (AESA-ITU/SP), com 137kg. 

Outros resultados: 
Categoria masculina até 72kg 

Ouro – Ezequiel Correa (ALP SBS/SC) – 164kg.
Prata – Raimundo Damasceno (CPRN/RN) – 145kg
Bronze – Dario Gomes (SADEF-RN) – 136kg 

Categoria masculina até 80kg 
Ouro – Ailton de Andrade Bento de Souza (ASDEF/PB) – 162kg
Prata – Luiz Carlos Novaes (APNH/SP) – 161kg
Bronze – João Eusebio Batista (CPRN/RN) – 148kg 

Categoria masculina até 97kg 
Ouro – Reinaldo A. de Carvalho (AESA-ITU/SP) – 168kg 
Prata – Leonardo Roza Cunha (ANDEF/RJ) – 166kg 
Bronze – Denilson Raimundo de Souza (CARUARU HC/PE) – 165kg  

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Programação 
II etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação 

Domingo (6/8) – 8h às 12h

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 
    

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery