O velocista paraibano Petrucio Ferreira, 22, terá um desafio diferente nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Homem mais rápido da história dos 100m da classe T47 (para amputados de braço), ele tentará subir ao pódio também nos 400m, disputa da qual não é especialista e nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 faturou a medalha de prata. A cerimônia de abertura do evento será realizada no dia 23. No dia 24, têm início as disputas de atletismo.
A equipe de atletismo do Brasil contará com 60 atletas e 18 atletas-guia e é a modalidade com o maior número de representantes. Um dos principais nomes, Petrucio ajustou seu programa de treinos e alimentação antes dos Jogos, uma vez que terá de correr os 400m. Os 200m, dos quais também é recordista mundial, não fazem parte da lista de eventos em Lima.
“Meus treinos tiveram algumas mudanças devido à ausência da prova dos 200m no programa do Parapan. Comecei a treinar para correr os 400m, uma prova que não é a minha especialidade. Os treinos exigem mais, cansam mais e preciso ter muita resistência. Para isso mudei a minha alimentação também e hoje estou consumindo mais carboidratos, por exemplo."
E MAIS:
Daniel Dias faz últimos ajustes para disputar sete provas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima
Entre os melhores do mundo nos 400m T11, Daniel Mendes disputará seu terceiro Parapan
Ex-judoca convencional irá defender atletismo em seu primeiro Parapan
Petrucio é o atual campeão mundial e também recordista mundial nos 100m. “As minhas expectativas para o Parapan são as melhores. A minha meta é subir no lugar mais alto do pódio e trazer uma medalha pro Brasil, para a Paraíba”, completou o atleta que aos dois anos sofreu um acidente com uma máquina de moer capim e perdeu parte do braço esquerdo.
Ao todo, serão 513 integrantes na missão brasileira, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades. Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015.
O embarque para a principal competição das Américas será dividido em seis dias a partir deste sábado, 17. Confira abaixo a relação completa.
Dia 17 (sábado) – halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.
Dia 18 (domingo) – basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô e natação.
Dia 19 (segunda-feira) – atletismo.
Dia 20 (terça-feira) – atletismo, natação, tênis em cadeira de rodas e tiro esportivo.
Dia 21 (quarta-feira) – ciclismo.
Dia 23 (sexta-feira) – bocha, ciclismo, parabadminton, parataekwondo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)