Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Pernambucano com paralisia cerebral faz segunda melhor marca do país no arremesso do peso nas Paralimpíadas Escolares em Natal

Pedro Leão realiza arremesso durante as Paralimpíadas Escolares em Natal | Foto: Ale Cabral / CPB

O jovem pernambucano Pedro Pereira Leão fez a segunda melhor marca do país no arremesso de peso nesta quinta-feira, 25, durante as disputas de atletismo da segunda fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, que acontecem em Natal até esta sexta-feira, 26. O evento conta com cerca de 300 jovens atletas com deficiência em provas também de natação e bocha. 

O atleta de 16 anos, que nasceu no Recife com paralisia cerebral, atingiu a marca de 10,53 m logo na sua primeira das quatro tentativas de arremesso. O índice colocaria seu nome no segundo lugar do ranking 2022 da modalidade pela classe F35 (para paralisados cerebrais andantes), já que o atual líder do ranking é Leandro Cybulski, com o arremesso de 12,09 m. Porém, as marcas obtidas nesta competição não são consideradas para a categoria adulta.  

As Paralimpíadas Escolares em Natal foram a primeira competição oficial na vida de Pedro Leão, que iniciou nas provas de campo do atletismo há quase dois meses após a observação do técnico Ismael Marques, que atua com atletismo paralímpico naquela região. 

“É muita alegria atingir essa marca ainda com essa idade, mas eu penso que sempre posso melhorar. Nos treinos, já estava chegando próximo dessa distância nos arremessos e hoje aconteceu. Para mim, é uma honra e uma felicidade poder treinar. As maiores disputas são eu contra eu mesmo”, afirmou o jovem pernambucano.

Apesar de ainda iniciante, Pedro Leão já vive uma rotina intensa de treinos aliada aos estudos. Frequenta o segundo ano do ensino médio nos períodos da manhã e realiza treinos quatro vezes por semana. Antes de iniciar no esporte paralímpico, havia apenas praticado basquete e futebol convencionais durante atividades escolares.

“Pretendo no futuro cursar Educação Física para poder retribuir um pouco o que tenho recebido do esporte paralímpico. Está sendo uma oportunidade maravilhosa que estou muito feliz em poder tê-la em minha vida. Limites são feitos para serem quebrados”, finalizou o jovem de 1,80 m de altura. 

As provas de atletismo acontecem até sexta, 26, na pista de Atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto as de natação, nos dias 25 e 26, no Colégio Marista Natal. As disputas de bocha também ocorrem até sexta, no Centro de Convenções de Natal.

Para 2022, a competição conta com novo formato e agora prevê três fases regionais e uma fase nacional. Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, entre os dias 9 e 12 de agosto, Natal contempla a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local.

A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional. 

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Serviço

Atletismo
Dias e horário: 24 a 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Pista de Atletismo da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estrada do Ginásio de Desportos
Endereço: Rua do Esporte. Campus Universitário – Lagoa Nova, Natal

Bocha
Dias e horários: 24 e 25 de agosto, das 8h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Centro de Convenções de Natal
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz – Ponta Negra, Natal, 59090-002

Natação
Dias e horários: 25 de agosto, das 14h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Colégio Marista Natal
Endereço: Rua Apodi 330 – Tirol, Natal, 59020-130

Cerimônia de Encerramento – Dia 26/08 – 19h
Local: Wish Natal Resort – Sala Ponta Negra
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, Natal

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery