O paulista Lauro Chaman se tornou tricampeão da Copa do Mundo de ciclismo paralímpico na última segunda-feira, 29. O ciclista marcou 296 pontos nas três etapas da Copa do Mundo, nas quais disputou seis provas, e terminou a competição na frente do francês Kevin Le Cunff, que ficou na segunda posição do ranking, com 264 pontos, seguido pelo holandês Daniel Abraham (244).
O resultado foi obtido após ele sair com a medalha de prata na prova de resistência da classe C5 (atletas com comprometimentos físico-motores ou amputados) na etapa dos Estados Unidos, disputada em Huntsville.
“Que sensação maravilhosa, voltar a vencer a geral da copa do mundo, um ano antes dos Jogos Paralímpicos me motiva muito a seguir lutando e indica que que estamos no caminho certo. Estou muito feliz e grato com este momento, agradeço muito a Deus, toda minha família, todos da Confederação Brasileira de Ciclismo, do Comitê Paralímpico Brasileiro, toda a comissão técnica, patrocinadores e amigos que me ajudam a me preparar todos os dias”, comemorou.
Foi a segunda medalha de prata de Lauro nos Estados Unidos. No sábado, 27, ele também obteve a segunda colocação na prova contrarrelógio.
A Copa do Mundo foi disputada em três países. Na primeira etapa, realizada em Maniago, na Itália, Lauro venceu a prova contrarrelógio e ficou com a medalha de prata na prova de resistência.
Já na segunda etapa, realizada em Ostend, na Bélgica, o ciclista ficou com a medalha de bronze no contrarrelógio e com a quarta colocação na prova de resistência.
Lauro já havia sido campeão da Copa do Mundo em 2017 e 2019. Ele também conquistou duas medalhas paralímpicas no Rio de Janeiro, em 2016, uma de prata e outra de bronze.
Além dele, outros dois atletas saíram dos Estados Unidos com medalhas. Gilmara Sol do Rosário (WH2, atletas que impulsionam bicicletas com os braços), ficou com a prata no contrarrelógio e Carlos Alberto Soares (C1) obteve o bronze na prova de resistência.
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)