Aos 38 anos, o paulista André Cintra ocupa o posto de atleta mais experiente da delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, cuja cerimônia de abertura será em 9 de março. E ele não preenche a vaga apenas pela idade, já que Aline Rocha e Cristian Ribera, os outros representantes do país, tem apenas 27 e 15 anos, respectivamente, mas, sim, porque esta será a sua segunda participação em Jogos.
Andre estreou na neve há quatro anos, em Sochi, na Rússia. Na época, o Brasil também fazia o seu debute em Jogos de Inverno. Em solo russo, o snowboarder terminou a única prova que disputou, o snowboard cross, em 28º dentre 33 participantes. Desta vez, competirá duas vezes: no cross, no dia 11, às 22h30 (de Brasília) e, também, no banked slalom, no dia 15, no mesmo horário.
“A grande diferença entre o André de 2014 e o de 2018 é a experiência. Nos últimos anos, adquiri muito mais rodagem nas provas, na neve, com a prótese, com a prancha. Integrei-me mais ao esporte”, explica. “Cheguei em PyeonChang diferente. Já conheço o ambiente, os atletas, sei como as coisas funcionam. Então, tudo isso ajuda a manter a calma e a ficar menos ansioso antes das provas”, justifica ele, que sofreu um acidente de moto aos 17 anos e teve que amputar a perna direita acima do joelho.
O primeiro contato com o snowboard foi em 2010. De lá para cá, o hobby virou coisa séria, e, assim como em sua vida como empresário do ramo de cosméticos, ele quer melhorar sempre. “Tenho treinado muito e meu desempenho melhora a cada prova. Minha intenção aqui é superar os resultados de Sochi.”
Os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 reunirão mais de 650 atletas de 46 países. Além do snowboard e do esqui cross-country, esporte de Aline e de Cristian, estão no programa nesta edição o biatlo, o esqui alpino, o curling em cadeira de rodas e o hóquei em trenó. No total, serão disputadas medalhas em 80 eventos.
Toda a competição terá transmissão ao vivo pelo site (paralympic.org) e pelo canal do YouTube (youtube.com/ParalympicSportTV) do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro em PyeongChang (nadia.medeiros@cpb.org.br)