A delegação brasileira que irá representar o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, entre os dias 17 e 26 de novembro, começa a embarcar para a capital chilena neste domingo, 12.
Os embarques serão feitos por modalidades (veja mais abaixo) até o próximo dia 18, com exceção do dia 16. As primeiras Seleções a viajarem com destino ao Chile, em voos partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, serão as de natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas. As três equipes somadas são compostas por 133 integrantes, sendo que são 88 atletas (38 da natação, 24 do basquete em cadeira de rodas e 26 do tênis de mesa).
Ao todo, o Brasil será representado por 324 atletas de 17 modalidades no evento continental. São 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do DF. Além deles, também foram convocados 10 atletas-guia (atletismo), três calheiros (bocha) e dois goleiros (futebol de cegos). Entre os 324 atletas, 108 são cadeirantes, 51 têm até 23 anos e 79 conquistaram medalhas em Mundiais neste ano. Confira o raio-x completo da delegação neste link.
“É importante chegar antes à cidade da competição, principalmente, quando é em outro país. Primeiro, para se adaptar ao clima local. Depois, para já sentir aquela energia do evento e focar no nossos objetivos o mais cedo possível. Todo este processo de aclimatação conta na hora da briga por medalhas”, avaliou o jogador de basquete paulista Eduardo Oliveira, 25, um dos atletas que compõem o primeiro grupo a embarcar para Santiago neste domingo.
CONFIRA O GUIA DE IMPRENSA DO PARAPAN DE SANTIAGO
O Brasil tentará manter sua hegemonia na maior competição paralímpica do continente, já que é o líder do quadro de medalhas desde a edição do Rio 2007. O país estará presente no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.
“Essa será a maior delegação paralímpica brasileira da história em Jogos Parapan-Americanos. Só temos a agradecer a todas as confederações, clubes, treinadores, equipes multidisciplinares e atletas pela dedicação e árduo trabalho desenvolvido ao longo dessa jornada. Esperamos manter o ritmo e o desempenho das nossas últimas participações. Nossos atletas chegam muito bem preparados aos Jogos e a nossa expectativa é de que trarão muitas medalhas para o Brasil”, afirmou Mizael Conrado, eleito melhor jogador de futebol de cegos do mundo em 1998, bicampeão paralímpico da modalidade (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Na última edição do Parapan, em Lima, no Peru, em 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan. Confira outras 10 curiosidades sobre a participação do Brasil no Parapan de Santiago aqui.
Datas dos embarques dos atletas brasileiros para o Parapan de Santiago (por modalidade):
Atletismo – 15 de novembro
Badminton – 17 de novembro
Basquete em cadeira de rodas – 12 de novembro
Bocha – 14 de novembro
Ciclismo – 14 de novembro
Futebol de cegos – 13 de novembro
Futebol PC – 13 de novembro
Goalball – 13 de novembro
Halterofilismo – 13 de novembro
Judô – 14 de novembro
Natação – 12 de novembro
Rúgbi em cadeira de rodas – 13 de novembro
Taekwondo – 18 de novembro
Tênis de mesa – 12 de novembro
Tênis em cadeira de rodas – 14 de novembro
Tiro com arco – 14 de novembro
Tiro esportivo – 13 de novembro
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do basquete em cadeira de rodas, da bocha, do halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e tênis de mesa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)