A competição vale vagas para o Mundial da modalidade em Dubai, marcado para o final do ano. Para se classificar ao principal torneio de basquete em CR da temporada, a técnica Ana Cardoso, da Seleção Brasileira masculina, apostou em uma mescla entre atletas experientes e jovens. Um dos novatos é o paranaense Sergio Rosário Júnior, 18, que fará a sua estreia pela equipe principal.
No último mês de março, Sergio compôs a Seleção brasileira sub-23 que foi vice-campeã em um torneio qualificatório, disputado no México, posição que a garantiu no Mundial da categoria, na Tailândia, ainda sem data definida.
Para o jogador, a experiência na Seleção de base será decisiva em seu desempenho na Copa América com o time principal. “No sub-23, tivemos uma semana intensa de trabalho, assim como está acontecendo agora, aqui no CT, com a equipe adulta. Tanto na base como na Seleção principal, os atletas são unidos e se ajudam muito”, disse o jovem, que continuou: “As outras seleções também trouxeram atletas do Sub-23 para a Copa América. Então, eu já conheço alguns adversários e posso passar algumas informações à técnica Ana e aos meus companheiros”.
Sergio nasceu em Curitiba, mas mora em São Paulo desde os seis anos de idade, época em que já começou a se interessar pelo basquete em CR. “Sempre fui um apaixonado por esportes. Conheci a ADD Magic Wheels/SP [clube que defende até hoje] e não parei mais”, afirmou o atleta, que tem mielomeningocele, uma má formação na medula nervosa.
Agora, na Seleção Brasileira principal, Sergio afirmou que disputar a Copa América em casa é um misto de felicidade e responsabilidade. “Tenho certeza de que o Brasil pode ser protagonista no torneio e brigar pelas primeiras posições, ainda mais com a torcida ao nosso lado”, finalizou.
A Seleção Brasileira masculina estreia nesta quarta-feira, 13, diante do Canadá, às 19h. O jogo será aberto ao público, com entrada gratuita.
Confira os jogos da Seleção Brasileira pela primeira fase da Copa América:
Masculino
Quarta, 13
19h – BRASIL X Canadá
Quinta, 14
15h – Argentina x BRASIL
Feminino
Quarta, 13
15h – BRASIL x Bolívia
Quinta, 14
17h – Guatemala x BRASIL
Sexta, 15
15h – BRASIL x Canadá
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)