Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paranaense celebra ouro na II Copa Brasil de Esgrima e convocação internacional

A paranaense Carminha Celestina de Oliveira (ADFP) sagrou-se nesta sexta-feira, 22, campeã na espada feminina A pela II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de rodas, competição que começou hoje e vai até domingo, 24, no CT Paralímpico, em São Paulo. O título veio após duelo contra a companheira de clube Karina Maia na grande final  (15 x 8) e consagra a boa fase da atleta de 27 anos.  

Única mulher entre os cinco convocados para a Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, de 5 a 9 de julho, Carminha, nascida em Guaraniaçu,  sequer sabia da existência do esporte paralímpico há dois anos. Foi graças ao Jogos Paralímpicos Rio 2016, ao qual ela assistiu pela televisão, que a esgrimista  tomou conhecimento do movimento. 

Com uma atrofia na parte inferior da perna direita por causa de uma vacina de polio vencida tomada quando tinha apenas três anos, Carminha procurou o atual clube para ver se se encaixava em alguma modalidade. Tentou inicialmente o tênis de mesa, mas encantou-se pela esgrima em cadeira de rodas. “A minha primeira competição na esgrima foi em novembro de 2016. No ano passado, participei das duas Copas Brasil e do brasileiro. E, neste ano, veio a primeira convocação internacional”, conta.  

“Faço faculdade de serviço social e estava em um estágio, mas decidi priorizar o esporte.  As três coisas exigem muito e, se eu quiser ser uma boa atleta, preciso me dedicar. Sai do estágio e vou para Varsóvia muito empolgada. Será ótimo para pegar experiência e enfrentar adversárias diferentes”, comentou. Carminha embarca para a Polônia ao lado de Jovane Guissone, Alex Sandro Aparecido de Souza, Rodrigo Massarutt e Lenílson Tavares.

Nesta sexta, na competição, também comemoraram Jovane (ADFP), campeão no florete masculino B, e Moacir Ribeiro (ADFP), ouro na espada masculina A.  

A II Copa Brasil de esgrima em CR ocorre simultaneamente à 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo. As duas competições reúnem mais de 200 atletas de 13 estados e do Distrito Federal no CT Paralímpico. 

 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo e a II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa do CT para identificação.

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
A esgrima em cadeira de rodas e o halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 22, 23 e 24 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação
Circuito Loterias Caixa de halterofilismo – 3ª etapa nacional 

Sexta (22/6) – 11h30 às 14h40 – 17h às 20h
Sábado (23/6) – 10h às 13h – 16h às 20h
Domingo (24/6) – 10h às 13h 

II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas
Sexta (22/6) – 13h30 às 18h30
Sábado (23/6) – 9h às 19h30
Domingo (24/6) – 8h às 13h
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery