Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

No segundo dia de competição, brasileiros conquistam duas medalhas na Copa do Mundo de Halterofilismo na Nigéria

@Powerlifting

Nesta quinta-feira, 6, a Seleção Brasileira de halterofilismo conquistou mais duas medalhas na Copa do Mundo de Halterofilismo em Abuja, na Nigéria. Ailton Souza (até 80 kg) e Mariana D'Andrea (até 73 kg) conquistaram, cada um, uma medalha de bronze. A equipe soma, até então, seis medalhas na competição: um ouro, três pratas e dois bronzes. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e as marcas obtidas são validadas no ranking para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Ailton Souza, da categoria até 80kg, conquistou o bronze ao erguer 189kg em sua terceira tentativa. O egípcio Mohamed Elelfat ficou no lugar mais alto do pódio (211 kg) e o nigeriano Ikechukwu Obichukwu (200kg), com a prata. O paraibano teve paralisia infantil no momento de seu nascimento, após um erro médico e a aplicação de benzetacil no nervo ciático, que atrofiou sua perna esquerda.

Mariana D'Andrea faturou o bronze ao erguer 124 kg. A prata ficou com a egípcia Amal Mahmoud (125 kg) e o ouro com a nigeriana Paulina Okpala (132 kg). A paulista de Itu, em 2019, já ocupava a terceira posição no ranking classificatório para Tóquio 2020 na categoria até 69kg. Agora, ela compete com atletas até 73kg para também registrar marcas nesta divisão de peso visando os Jogos.

LEIA MAIS: Brasil fatura três medalhas na Copa do Mundo de Halterofilismo na Nigéria

Nesta quarta-feira, 5, a Seleção já tinha faturado quatro medalhas. João Maria Júnior faturou o ouro na categoria até 49kg enquanto Lara Aparecida (até 41kg) e Bruno Carra (até 54kg) conquistaram a prata. Lara também faturou a medalha de prata na divisão júnior (para atletas com até 20 anos).

Ao todo, participam 183 levantadores de 21 países. O Brasil conta com oito atletas na Nigéria: Ailton Souza (até 80kg), Bruno Carra (até 54kg), Evanio Rodrigues (até 88kg), João Maria Júnior (até 49kg), Lara Lima (até 41kg), Mariana D’Andrea (até 73kg), Mateus de Assis (até 107kg) e Tayana Medeiros (até 86kg).

A próxima parada da Copa do Mundo será em Manchester, de 20 a 23 de fevereiro. A Tailândia sediará sua primeira competição internacional de levantamento de peso na cidade de Nakhon Ratchasima de 24 e 26 de fevereiro.

Os melhores levantadores de força das Américas se reunirão em Bogotá, Colômbia, para a penúltima Copa do Mundo de 19 a 22 de março. Já Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fecha a temporada entre 14 e 20 de abril. Será a 11ª Copa do Mundo realizada no país.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery