Desde 2016, a cidade de São Paulo, que comemora 467 anos nesta segunda-feira, 25, tornou-se a casa do Movimento Paralímpico Brasileiro. É na capital paulista que está localizada a sede do Centro de Treinamento Paralímpico nacional, considerado o maior legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a concessão de uso do CT Paralímpico por cinco anos, que é renovável por mais cinco temporadas. Esse direito foi conquistado por meio de processo de licitação pública junto ao Governo do Estado de São Paulo.
Desde sua inauguração, em maio de 2016, o CT Paralímpico sediou 955 eventos, sendo a maioria competições esportivas. Mais de 68 mil atletas de todo o mundo participaram desses eventos.
Confira no vídeo abaixo um tour pelo CT Paralímpico, em São Paulo:
Clique aqui para assistir ao vídeo do tour pelo CT com audiodescrição no YouTube do CPB
Logo no seu primeiro ano de uso, o CT serviu como sede da aclimatação brasileira para os Jogos Rio 2016. Desde então, tem sido o principal local de treino das Seleções Brasileiras em preparação para importantes competições internacionais e para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que serão realizados em agosto deste ano.
Em seus 95 mil metros quadrados de área construída, o Centro de Treinamento Paralímpico permitiu que a capital paulista fosse o palco de importantes eventos internacionais. De lá para cá, foram realizadas competições marcantes como a etapa do Grand Prix de judô e o torneio internacional de parabadminton, ambos em 2018, e a etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, em 2019. Além de ter recebido três vezes o Open Loterias Caixa de atletismo e natação.
Entre as importantes competições no âmbito continental, foram realizados no CT o Parapan de Jovens São Paulo 2017, o Campeonato das Américas de Goalball 2017, a Copa América de Futebol de 5 e a etapa das Américas da BISFed de bocha, ambas em 2019.
Diversos campeonatos brasileiros também ocorreram no CT. Somente do Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo, mais seus respectivos brasileiros, foram 25 eventos. As Paralimpíadas Escolares, maior evento paralímpico de âmbito escolar do mundo, teve as suas quatro últimas edições realizadas no espaço situado no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes.
Outros eventos como o VI Congresso Paradesportivo Internacional e o Prêmio Paralímpicos, em 2018, mostraram a versatilidade do Centro de Treinamento Paralímpico.
O CT conta com instalações esportivas indoor e outdoor para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado.
Além disso, tem área residencial com alojamentos, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.
Apesar de São Paulo ser considerada a “casa paralímpica”, o CPB tem atuação em todo o território brasileiro por meio de projetos como os Centros de Referência.
Este programa é idealizado pelo CPB e tem como objetivo levar a iniciação esportiva e o alto rendimento às cidades brasileiras para fortalecer o desenvolvimento do esporte paralímpico nacional. Atualmente, há Centros de Referência espalhados pelo país, em locais como Maringá (PR), Blumenau (SC), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Vitória (ES), entre outros.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)