Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Nadadora de 15 anos cria do Centro de Referência de Goiânia busca top-5 no Meeting Paralímpico Loterias Caixa

Gabrielly Vitória durante competição em Goiânia | Foto: Arquivo pessoal

Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Goiânia (GO), realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste sábado, 23, vai ser uma grande oportunidade para os atletas de natação e atletismo da região Centro-Oeste do país melhorarem suas marcas. A nadadora Gabrielly Vitória Silva, da classe S8 (limitações físico-motoras), estará entre os 110 participantes com este objetivo.

Na capital goiana, haverá tanto provas para atletas de alto rendimento como também Seletivas Regionais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro), disputas voltadas para as categorias de base. Serão 72 competidores nas provas de atletismo, que acontecerão na Universidade Federal de Goiás, e 38 na natação, no Centro de Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Gabrielly Vitória, 15, conheceu em 2019 o Centro de Referência Paralímpico (CRP Núcleo Goiás), lugar que mudou a sua vida, afirma. Diagnosticada com paralisia cerebral aos três anos, foi orientada por médicos que trabalhavam em sua reabilitação a iniciar em algum esporte.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro e o objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

“Eu fiz uma experiência no atletismo, mas não gostei. Então, a técnica Dielly [Araújo] disse que eu tinha potencial para a natação. Hoje, gosto mais das provas de velocidade. Eu sinto que aplico melhor a técnica quando nado mais rápido”, afirmou a atleta que é a atual sétima colocada do ranking nacional dos 50m livre, com o tempo de 37s95.

Sua primeira competição foram as Paralimpíadas Escolares em 2021, no Centro de Treinamento Paralímpico. E, logo na estreia, conquistou duas medalhas de ouro – nos 25m livre e 25m costas. Nos anos seguintes, participou de outras duas Escolares e um Meeting Paralímpico em Goiânia em 2022, já concorrendo com adversárias de maior experiência que a dela.

O bom desempenho nestas competições a fez ser convocada para o primeiro Camping Escolar de 2024. O projeto é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018, e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.

“Foi uma alegria para mim quando recebi a notícia que havia sido convocada para o Camping Escolar. Passei uma semana incrível no Centro de Treinamento Paralímpico, fiz muitos amigos e conheci atletas da Seleção Brasileira. Eu me espelho na Cecília Araújo [tricampeã mundial nos 50m livre e medalhista paralímpica da mesma classe]”, apontou Gabrielly, que vai competir quatro provas no Meeting Goiânia: 50m livre, 100m livre, 400m livre e 100m peito.

“O Centro de Referência de Goiânia teve uma importância muito grande na minha vida. Ele me ajudou muito, me desenvolveu demais, a mim e a outros atletas. Chamo a minha técnica de ‘mãe’ porque ela cuidou muito de mim na minha primeira competição”, finalizou.

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA) e Campo Grande (MS).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Goiânia podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço:
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Goiânia
Data: 23 de março, a partir das 8h

Natação
Local: Centro de Esporte e Lazer da OAB
Endereço: Av. de Furnas, 312 – Jardim Rio Grande – Aparecida de Goiânia

Atletismo
Local: 
UFG
Endereço: Av. Esperança, s/n, Chácaras de Recreio Samambaia – Goiânia

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery