A paracanoagem brasileira encara a partir desta quarta-feira, 22, o maior desafio desta temporada, o Mundial da modalidade. A competição acontecerá em Montemor-o-Velho, em Portugal. Participam do evento 150 atletas de 36 países.
Um dos destaques da Seleção Brasileira é Fernando Rufino (KL2), que devido a problema cardíaco precisou se afastar das competições e não disputou as Paralimpíadas Rio 2016. Ele fará seu primeiro Mundial após o retorno a paracanoagem.
“Estou me sentindo um pouco nervoso, afinal o nível dos atletas está mais alto a cada ciclo, novos atletas chegando. Este retorno está sendo uma grande fase na minha vida, uma fase de muito aprendizado. A gana de vencer continua bem forte, esse Mundial servirá para ter certeza que o trabalho com o meu treinador, Thiago Pupo, está indo bem”, disse o atleta de 33 anos, dono de uma prata no Mundial de 2014 e um bronze em 2015 no caiaque.
Além de Rufino, o Brasil será representado por: Caio Ribeiro (KL3-VL3) – medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 -, Debora Raiza (KL2-VL2), Giovane Vieira (KL3), Igor Alex (VL2), Luis Carlos Cardoso (KL1-VL2) – medalhista de ouro e de bronze no último Mundial, Mari Santilli (KL3).
Os brasileiros chegaram em Portugal no dia 12 de agosto para treinamentos e ajustes pré-competição. Na edição de 2017, Luis Cardoso conquistou o ouro no KL1 e bronze VL2, Caio Ribeiro faturou duas pratas no KL3 e VL3. O Campeonato Mundial de Paracanoagem acontece anualmente. Simultaneamente ao Mundial de Paracanoagem, acontece o Mudial de Canoagem de Velocidade. As disputas seguem até o dia 26 de agosto.
Internacionalmente, o calendário da modalidade reserva para o mês de setembro o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, no Canadá. Já o Campeonato Brasileiro acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba, Paraná.
Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)