Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Mineira abre Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação com recorde após conquistas na Austrália

Crédito: Alê Cabral;CPB

Um recorde brasileiro abriu na manhã desta sexta-feira, 25, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação, no CT Paralímpico, em São Paulo. A competição conta com 317 atletas inscritos e encerra o calendário da modalidade em 2019. A nova marca foi estabelecida pela mineira Ana Karolina Soares, vencedora dos 100m costas da classe S14, para atletas com deficiência intelectual. A performance deu sequência aos bons resultados conquistados pela atleta nas últimas semanas. 
 
Ana Karolina foi a principal medalhista do Brasil no INAS Global Games, competição exclusiva para deficientes intelectuais, disputada de 12 a 19 de outubro, em Brisbane, na Austrália. Foram oito pódios: dois ouros, duas prata e quatro bronzes. O retorno ao Brasil, no entanto, deu a ela somente dois dias para preparar-se ao Campeonato Brasileiro. O que não a impediu de registrar 1min11s94 na prova desta sexta, 13 centésimos abaixo do antigo recorde (1min12s07). Ana Karolina venceu também os 200m medley (SM14), em 2min45s10, e, à tarde, os 100m livre, em 1min02s16. 
 
"Estava demorando para sair essa marca nos 100m costas. Era uma prova em que eu estava esperando um bom resultado faz um tempo, desde o Parapan de Lima. Sempre nadava na casa de 1min12 e hoje consegui, enfim, quebrá-la. Foi uma viagem muito complicada de retorno da Austrália, pois só tive dois dias de treino antes do Campeonato Brasileiro. Mas está aí, o meu melhor tempo saiu", disse a atleta de 19 anos, nascida em Jesuânia (MG). 
 
O INAS Global Games foi a segunda competição internacional em que Ana Karolina subiu ao pódio. No Parapan de Lima, em agosto, a atleta já havia conquistado três láureas. Nos 100m costas, confirmou seu favoritismo e ficou com a medalha de ouro. Obteve ainda uma prata nos 200m livre (S14) e um bronze nos 200m medley da classe SM14. 
 
Os melhores atletas do país disputam o Brasileiro de Natação. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.
 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 
 
Patrocínios
A natação paralímpica tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data: 25 a 27 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).
 
Programação* 
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação
Sexta-feira (25/10) – 10h às 13h e 17h às 19h
Sábado (26/10) – 10h às 13h e 17h às 19h
Domingo (27/10) – 10h às 13h 
*Programação sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery