Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhistas mundiais do Time São Paulo são recebidos por governador Tarcísio de Freitas

Atletas do Time São Paulo, que disputaram os Mundiais de atletismo e natação, posam ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Um grupo de 24 atletas e atletas-guia do Time São Paulo que conquistaram medalhas nos Mundiais paralímpicos de atletismo, em Paris, na França, e natação, em Manchester, na Inglaterra, foi recebido nesta quarta-feira, 9, pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes.

O Time São Paulo é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

As Seleções Brasileiras de natação e atletismo paralímpico conquistaram, no total, 93 medalhas. Dessas, 44 foram obtidas pelos atletas do Time São Paulo.

Os 25 atletas do Time SP que participaram do Mundial de atletismo de Paris, de 8 a 17 de julho, conquistaram 23 das 47 medalhas totais da Seleção, sendo oito de ouro, nove de prata e seis de bronze. O Brasil terminou o campeonato em segundo lugar, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 20 de bronze.

No Mundial de Natação Paralímpica, sediado em Manchester, de 30 de julho a 6 de agosto, os atletas do Time SP conquistaram 21 das 46 medalhas do Brasil. Os pódios contribuíram para que o país alcançasse o quarto lugar no quadro geral de medalhas, com 16 de ouro, 11 de prata e 19 de bronze.

“O Time São Paulo é um exemplo de projeto de cidadania e eficiência. Mais do que atender a muitos atletas, ele inspirou diversos estados da federação a criarem seus próprios times. O estado de São Paulo também apoia o esporte paralímpico com o Centro Paralímpico Brasileiro, que, desde 23 de maio de 2016, vem servindo ao desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil. Esses dois últimos Mundiais mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito melhor do mundo na modalidade em 1998. “O Brasil conquistou 72 medalhas nos últimos Jogos Paralímpicos, em Tóquio. Só nestas duas últimas competições, foram mais 93 medalhas, o que aumenta nossa expectativa de uma participação ainda mais relevante nos Jogos de Paris 2024”, completou.

O governador Tarcísio de Freitas disse que o Governo do Estado vai promover análises para ampliar a parceria com o Comitê Paralímpico tanto no patrocínio de atletas de alto rendimento do Time São Paulo como no uso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na zona sul da capital.

“A gente tem que pensar grande e dar todo o apoio, dar asas para vocês voarem, porque estão fazendo a diferença e mostrando a todos o que é superação e amor ao país. Vocês estão dando um grande exemplo para todos nós”, afirmou Tarcísio. “A gente não está falando de resultados e vitórias no esporte, e sim de vitórias na vida. Vocês estão mostrando que são fortes, valentes e que existe esperança e perspectiva. Fico extremamente feliz por estar recebendo vocês”, disse o governador.

“O Time São Paulo é uma ação fundamental do Governo do Estado em prol da inclusão das pessoas com deficiência no esporte. São atletas de elite, de alta performance, que têm nos dado orgulho por cada conquista, não só nos Mundiais que ocorreram recentemente, mas em todos os outros campeonatos que disputam, sendo merecedores de todo esse reconhecimento”, afirmou Marcos da Costa, secretário estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência. Também representaram o governo na solenidade a sub-secretária, Claudia Carletto, e a coronel Helena Reis, secretária de Esportes.

Entre os atletas que participaram da cerimônia estiveram Jerusa Geber, ouro nos 100m e nos 200m na classe T11 (cegos); Beth Gomes, ouro no arremesso de peso e lançamento de disco na classe F53 (cadeirantes); Alessandro Silva, ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso na classe F11 (cegos); Edênia Garcia, prata nos 50 m nado costas classe S3 (comprometimento físico-motor); e Gabriel Cristiano Silva de Souza, bronze no 50 m e 100 m do nado livre e no revezamento de nado misto 4x 100 m medley na categoria classe (comprometimento físico-motor).

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do CPB, Yohansson do Nascimento, dono de seis medalhas em Jogos Paralímpicos no atletismo, o diretor de alto rendimento do CPB, Jonas Freire, o diretor jurídico do CPB, Paulo Losinskas e o diretor de operações do Centro de Treinamento Paralímpico, Marcos Garcia.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery