Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhista paralímpico retorna às piscinas para Brasileiro de Natação

Pela primeira vez desde que subiu ao pódio nos 400m livre da classe S11 (para deficientes visuais) nos Jogos do Rio 2016, o catarinense Matheus Rheine considera-se totalmente apto a nadar. Lesões nos ombros o impediram de ter uma boa performance em 2017 e fizeram com que ele passasse por cirurgias para corrigi-las. De sexta-feira, 19, a domingo, 21, ele será um dos destaques do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação, que acontecerá no CT Paralímpico, em São Paulo, e contará com 259 atletas de 72 clubes. As instituições, técnicos e nadadores disputam ainda premiações que somam R$ 65 mil. 

Catarinense de Brusque, Matheus alterou todo o seu planejamento na temporada passada. Deixou de lado o Mundial da modalidade, na Cidade do México, em dezembro, submeteu-se a duas operações e decidiu mudar-se para São Paulo. No CT Paralímpico, já em 2018, sob a tutela do técnico Felipe Silva, iniciou a reabilitação. Sua primeira competição foi a segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, em agosto, quando ainda treinava com restrições. Na ocasião, ele foi ouro nos 50m, 100m e 400m livre. A expectativa é que agora possa desempenhar 100% de sua capacidade.

“Fiquei praticamente um ano sem poder nadar, por causa das lesões e cirurgias nos dois ombros. Voltei a nadar na segunda etapa nacional, em agosto, mas desde então a evolução foi enorme. Vim treinar em São Paulo, no CT Paralímpico, e aqui há atletas com tempos parecidos com os meus, o que me motiva muito. É um crescimento diário e certamente vai ser uma competição muito boa”, ressaltou o atleta de 25 anos, que perdeu a visão em seus primeiros dias de vida, por ter nascido prematuro.

No Campeonato Brasileiro, Matheus competirá nos 50m, 100m e 400m livre. Além dele, outros medalhistas paralímpicos estarão em ação, como o paulista Daniel Dias, a cearense Edênia Garcia, o tocantinense Italo Pereira, o pernambucano Phelipe Andrews e a gaúcha Susana Schnarndorf. 

O Campeonato Brasileiro encerra o calendário nacional da modalidade em 2018. Anteriormente, foram disputadas quatro fases regionais e duas nacionais do Circuito Loterias Caixa. Organizada pelo CPB, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. O torneio ainda servirá como preparação para a próxima temporada. Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais da modalidade: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro. 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios
A natação paralímpica brasileira tem patrocínio das Loterias Caixa. 

Time São Paulo 
Os atletas Daniel Dias e Ítalo Pereira são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Serviço
Data: 19 (10h e 17h), 20 (10h e 17h) e 21 (10h) de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery