Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhista paralímpico Maciel Santos conquista título na Copa do Mundo de bocha no Rio; Evelyn e Marcelo ficam com o bronze

Maciel Santos se prepara para realizar arremesso | Foto: Wander Roberto/CPB

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o cearense Maciel Santos manteve o embalo do ano passado e conquistou o título individual da Copa do Mundo de bocha no Rio de Janeiro neste sábado, 30, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, zona oeste da capital fluminense. As disputas por pares e equipes vão começar neste domingo, 1.

Pela classe BC2 (para atletas que não contam com auxílio), Maciel Santos venceu na final o argentino Luis Cristaldo por 6 a 1 e conquistou a medalha de ouro da competição. 

O atleta de Cratéus, que nasceu com paralisia cerebral e começou na modalidade aos 11 anos, sagrou-se campeão de maneira invicta. Após três vitórias na fase de grupo, aplicou 6 a 1 no canadense Danik Allard nas quartas de final e superou o eslovaco Rastislav Kurilak por 8 a 1 pelas semis.

Já nas outras duas finais individuais do dia em quem disputou, o Brasil foi derrotado. Pela classe BC1 feminina (para atletas que podem ter auxílio de ajudantes), a pernambucana Andreza Vitória foi vencida pela argentina Ailen Flores por 4 a 1.

O mineiro Mateus Carvalho, da classe BC3 (para atletas que utilizam instrumento auxiliar e podem ter ajuda de outra pessoa) foi outro finalista brasileiro surpreendido na decisão e ficou com a medalha de prata após perder para o australiano Daniel Michel por 5 a 1.

Mas o Brasil ainda conquistou mais duas medalhas no último dia das finais individuais da Copa do Mundo. Pela classe BC3 feminina, a campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016 e porta-bandeira nos Jogos de Tóquio 2020, Evelyn de Oliveira, ficou com a medalha de bronze ao derrotar a argentina Micaela Salvador por 7 a 1.

Outro terceiro lugar conquistado pelo Brasil nas disputas individuais foi pela classe BC4, com Marcelo dos Santos, que aplicou 6 a 2 no canadense Marco Dispaltro e também conquistou o bronze. 

A Copa do Mundo de bocha 2022  é um “aquecimento” para o Mundial da modalidade em dezembro, quando o mesmo local na capital fluminense também será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outras duas etapas da Copa do Mundo – uma em Portugal e outra em Bahrein. 

Ao todo, 218 atletas e integrantes de comissões técnicas de 18 países se inscreveram para a Copa do Mundo. Os jogos acontecerão até segunda-feira, 2 de maio. 

Confira as finais:

BC1 feminino
Andreza Vitória (Brasil) 1×4 Ailen Flores (Argentina)

BC1 masculino
David Smith (Grã-Bretanha) 4×3 Daniel Perez (Holanda)

BC2 feminino
Cristina Gonçalves (Portugal) 5×3 Chantal Van Engelen (Holanda)

BC2 masculino 
Maciel Santos (Brasil) 6×1 Luis Cristaldo (Argentina)

BC3 feminino
Sonia Heckel (França) 3×6 Ana Costa (Portugal)

BC3 masculino
Mateus Carvalho (Brasil) 1×5 Daniel Michel (Austrália)

BC4 feminino 
Leidy Chica Chica (Colômbia) 8×1 Alison Levine (Canadá)

BC4 masculino 
Euclides Grisales (Colômbia) 4×2 Davor Komar (Croácia)

Patrocínio

A bocha tem patrocínio das Loterias Caixa.


Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery