O basquete em cadeira de rodas do Brasil conseguiu um resultado bastante satisfatório nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. O quinto lugar da equipe masculina colocou a Seleção entre as principais potências do planeta. Um dos responsáveis foi Marcos Sanches, escolhido como o destaque do ano na modalidade. A cerimônia de entrega será no dia 7 de dezembro, no Prêmio Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro.
A boa participação de Marcos nos Jogos contou com 17 pontos na decisão do quinto lugar, contra a forte seleção da Austrália – o Brasil venceu por 70 a 69. Ao todo, foram 128 pontos do armador, que liderou o país nesta estatística. Foi ainda o brasileiro que mais ficou em quadra, além de ser o segundo com mais assistência (50).
“O Brasil conseguiu jogar muito bem nos Jogos Paralímpicos. Subimos muitos degraus e ficamos em quinto lugar. Claro, queríamos a medalha, mas foi um ótimo ano para a Seleção e para mim. Temos de treinar ainda mais forte até 2020 para tentar ir ao pódio”, disse o atleta de 34 anos, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Nesta semana, ele tentará conduzir a Gadecamp ao segundo título brasileiro seguido. As disputas ocorrem até sábado, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A estreia ocorreu na manhã desta quinta, 1, com a vitória sobre a Adfego por 102 a 43.
“Para coroar este ano de 2016, só falta para mim o título brasileiro”, afirmou o jogador. “É uma honra muito grande ter o seu trabalho reconhecido. Fiquei muito feliz, minha família inteira muito orgulhosa de receber o Prêmio Paralímpicos 2016.”
Na tarde desta quinta ele retorna à quadra, agora para enfrentar a ADFPA. O duelo está previsto para começar às 16h.