Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Maior medalhista da atual delegação, nadador pernambucano Phelipe Rodrigues busca 20º pódio em Mundiais

Phelipe Rodrigues na piscina do CT Paralímpico, após prova do Brasileiro Loterias Caixa de natação | Foto: Marcello Zambrana / CPB

O pernambucano Phelipe Rodrigues é o atleta brasileiro convocado para o Mundial de natação paralímpica de Manchester, Inglaterra, com mais medalhas em edições da competição. São 17 pódios no total (veja todos ao final do texto). No Reino Unido, ele terá a oportunidade de chegar à marca de 20 medalhas, caso participe do revezamento 4x100m livre – 34 pontos (as equipes ainda não foram definidas).

Nascido em Recife, no dia 20 de agosto de 1990, Phelipe vai para a disputa do seu sétimo Mundial, aos 32 anos, em uma cidade que conhece bem. O pernambucano já morou no município inglês por dois anos e treinou no Manchester Aquatics Centre, local que sediará as provas do evento entre os dias 31 de julho e 6 de agosto.

CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO COMPLETA

“É uma cidade bem fria [risos], mas estará calor agora, poque é verão na Europa. Tem muitas indústrias e opções de lazer. Para quem gosta de futebol, há dois grandes clubes. Considero Manchester como segunda casa. Estou ansioso para voltar. Até hoje, represento o City of Manchester Aquatics Swim Team (COMAST). Mantenho contato com o pessoal de lá”, disse Phelipe, que nasceu com o pé direito torto e entrou no paradesporto em 2008.

Para o atleta, a responsabilidade de ser o maior medalhista em Mundiais da atual delegação não é uma pressão. “Eu encaro esse fato [de ser o maior medalhista] como uma satisfação. É a prova de que o dever tem sido cumprido. Todas as vezes que caímos na água para representar o Brasil, sabemos que temos que dar o máximo. É o resultado dos treinamentos e do esforço que fazemos diariamente”, avaliou Phelipe, que continuou: “Outros nadadores estão conseguindo muitas medalhas e isso mostra o crescimento do esporte paralímpico no nosso país”.

Em Manchester, a princípio, o pernambucano irá competir nos 50m e 100m livre. Ele ainda terá a possibilidade de nadar o revezamento 4x100m livre – 34 pontos. “Estou tranquilo e alegre. Mesmo sabendo que, com a minha experiência, a pressão aumenta pelos resultados. O amadurecimento faz com que a gente aproveite cada momento com leveza. Na competição, a gente tenta colocar em prática o que treinamos. Não adianta querer mudar alguma coisa em cima da hora. Por isso, estou preparado e confiante que realizarei boas provas”, finalizou o nadador. A Seleção Brasileira de natação paralímpica está concentrada em Rio Maior, Portugal, e deverá chegar em Manchester na próxima sexta-feira, 28.

O Mundial de natação paralímpica de Manchester começará no dia 31 de julho e será encerrado em 6 de agosto. A Seleção Brasileira será representada por 29 atletas de 10 estados (CE, MG, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC e SP), sendo que são 15 mulheres (51,7%) e 14 homens (48,3%).

A média de idade é de 28,2 anos. O nadador mais novo é o paulista Samuel de Oliveira, com 17 anos, nascido no dia 28 de agosto de 2005, e a representante mais velha é a gaúcha Susana Schnarndorf, 55, que nasceu no dia 12 de outubro de 1967.

Além disso, cinco atletas (17,2%) são atuais detentores de recordes mundiais: Carol Santiago, da classe S12, baixa visão; Gabriel Araújo (S2, comprometimento físico-motor); Gabriel Bandeira (S14, deficiência intelectual); Samuel Oliveira (S5, comprometimento físico-motor) e Talisson Glock (S6, comprometimento físico-motor). Ao todo, os cinco brasileiros são donos de nove melhores marcas do planeta. No entanto, apenas três dessas provas estarão no programa do evento em Manchester: 50m livre da classe S12, 100m borboleta e 200m medley da classe S14

Em relação às deficiências, a delegação é composta por cinco nadadores com deficiência visual (17,2%), cinco com deficiência intelectual (17,2%) e 19 com comprometimentos físico-motores (65,6%).

A composição da delegação brasileira foi feita com base nos 21 nadadores que atingiram índices estipulados pelo CPB em duas seletivas: o Open Internacional de natação e a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. Ambas as competições foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste ano. Além disso, outros oito nadadores foram convocados pelo Índice Mínimo de Qualificação (MQS, na sigla em inglês) do Mundial e por terem as melhores marcas para revezamentos.

Na última edição do Mundial de natação, na Ilha da Madeira, Portugal, em junho do ano passado, o Brasil ficou na terceira colocação, com 53 medalhas: 19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes.

Confira todas as medalhas de Phelipe Rodrigues em Mundiais:

Ilha da Madeira 2022
50m livre – Prata
100m livre – Bronze

Londres 2019
50m livre – prata

Cidade do México 2017
50m livre – ouro
Revezamento 4x100m livre 34pts – ouro
Revezamento 4x100m medley 34pts – ouro
100m livre – prata
100m borboleta – bronze

Glasglow 2015
50m livre – prata
100m livre – prata
Revezamento 4x100m livre 34pts – prata

Montreal 2013
50m livre – prata
Revezamento 4x100m livre 34pts – prata
100m livre – bronze

Eindhoven 2010
Revezamento 4x100m livre 34pts – prata
50m livre – bronze
100m livre – bronze

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Phelipe Rodrigues, Samuel de Oliveira e Talisson Glock são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Phelipe Rodrigues e Talisson Glock são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery