Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Magic Hands mantém hegemonia, vence Kings e conquista brasileiro de basquete em CR pela 8ª vez

Jogadores do Magic Hands comemoram título na quadra do CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

A ADD Magic Hands/SP conquistou o octacampeonato brasileiro de basquete em cadeira de rodas nesta sexta-feira, 27, ao derrotar o time do Kings/UEM/SESP/Maringá/PR por 63 a 45, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A final contou com transmissão do SporTV 3.

O time paulistano era o atual campeão da competição e já havia conquistado o título nacional em sete outras oportunidades (2010, 2011, 2014, 2016, 2018, 2021 e 2022). Já a equipe paranaense, vice-campeã também em 2022, tentava o título inédito. A tabela completa dos jogos e os resultados podem ser acompanhados neste link.

“A gente trabalha muito, nos cobramos sempre. Esse domínio é fruto de muito trabalho que temos feito todos esses anos. Essa constância que temos no foco, sempre trabalhando o coletivo, que é o nosso diferencial e, por isso, estamos sendo campeões todos esses anos. Treinamos muito”, afirmou Cristiano Júnior Clemente, o Juninho, que foi o cestinha da partida, com 35 pontos.

A final realizada no CT Paralímpico contou com seis jogadores convocados para a Seleção Brasileira de basquete de cadeira de rodas que vai competir nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, de 17 a 26 de novembro. Eram quatro representantes na equipe do Magic Hands e outros dois no Kings. Ao todo, foram 24 atletas, sendo 12 homens e 12 mulheres convocados para a competição na capital chilena.

Em Santiago, apenas o país campeão no basquete em cadeira de rodas terá vaga direta para os Jogos de Paris 2024. O vice-campeão terá direito ainda a disputar um torneio qualificatório em abril do ano que vem na França, para o masculino, e no Japão, para o feminino. A última participação da modalidade em Jogos Paralímpicos aconteceu no Rio 2016, quando o Brasil foi o país-sede da competição.

No jogo, a equipe do Magic Hands começou o primeiro quarto no comando do placar e chegou a abrir 20 a 10 no marcador. No segundo período, o time paulista manteve o domínio em quadra e ampliou a vantagem na partida, indo para o intervalo com uma diferença de quase 20 pontos: 40 a 22.

Nos terceiro e quarto quartos, o cenário do confronto permaneceu o mesmo. O time paranaense até conseguiu equilibrar o jogo em alguns momentos, mas não foi o suficiente para diminuir a desvantagem no placar. No final, o Magic Hands finalizou a vitória em 63 a 45.

“Para mim, é uma honra estar nessa equipe. Motivo de muito orgulho para minha família também. Sem eles, não seria nada. Já estamos pensando no Parapan, vai ser uma coisa única também nas nossas vidas. Qualquer atleta quer jogar um Parapan-Americano. Vamos em busca dessa vaga para Paris 2024”, completou Sérgio Veiga, o Serginho, um dos mais novos da equipe e que vai estrear em Parapans em Santiago 2023.

Na disputa do terceiro lugar, realizada na manhã desta sexta-feira, também no CT Paralímpico, a equipe paulista do CAD/Rio Preto derrotou a ADFEGO/GO por 51 a 42 e ficou com a medalha de bronze da competição.

Já as quatro últimas equipes da competição foram rebaixadas para a Série B do Campeonato: All Star Rodas Pará (13º lugar na classificação geral), ADFPA/Abutres do Basquete/PA (14º), APP UNIPAM/MG (15º) e ONG Campos/RJ (último colocado).

Com 16 equipes em disputa, o Campeonato Brasileiro masculino de basquete em cadeira de rodas foi realizado e organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) e teve recorde de times participantes, representantes de nove estados e do Distrito Federal (AL, ES, GO, MG, PA, PR, RJ, SC e SP).

A edição de 2022, também realizada no CT, em outubro, contou com 10 times e foi vencida pela ADD Magic Hands, de São Paulo, que conquistou seu sétimo título no Brasileiro na ocasião. A medalha de prata foi para o Kings Maringa/UEM/SESP, do Paraná.

Conheça as equipes participantes do Brasileiro de basquete em cadeira de rodas 2023:

-KINGS / UEM / SESP /MARINGÁ/PR
-ACADEF/FLUMINENSE/RJ
-APP/UNIPAM/DB/MG
-IREFES/SESPORT/ES
-ALL STAR RODAS PARÁ/BANCO DA AMAZÔNIA/PA
-CAD /VETNIL RIO PRETO / SP
-ADD MAGIC HANDS/SP
-ADD MAGIC WHEELS/SP
-ONG CAMPOS/RJ
-GADECAMP/SP
-CERRADO BASQUETE / DF
-CAMALEÕES SOBRE RODAS / ADAP / GO
-ADFPA / ABUTRES DO BASQUETE / PA
-ADFIMA / ASA /AL
-ADFEGO / GO
– CEPE/WHIRLPOOL/SCHULZ/SESPORTE / SC

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do basquete em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery