Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Live Paralímpica: participante do Movimente-se relata mudança na qualidade de vida

A Live Paralímpica de quarta-feira, 5, abordou o projeto Movimente-se, a primeira plataforma de atividade física para pessoas com deficiência, e os impactos dessa iniciativa na vida da pessoa com deficiência. A transmissão na página oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) contou com a participação do nadador Roberto Alcalde, dos professores do Movimente-se Fábio e Henrique e Tatiane Costa, participante da plataforma de exercícios e colaborada da Caixa.

Lançado no início de junho, o Movimente-se oferece aulas gratuitas e voltadas exclusivamente a deficientes físicos e visuais. O projeto tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional. A iniciativa é uma realização do CPB com patrocínio das Loterias Caixa.  

No bate-papo, Tatiane, 34, contou os efeitos dos exercícios do Movimente-se na sua rotina diária. “Eu estava sentindo dores, melhorou muito depois dos exercícios. Faço as aulas para amputados e algumas para deficientes visuais quatro vezes por semana. O Movimente-se mudou a minha vida! Até a minha filha faz comigo os exercícios, é para todo mundo, inclusive crianças”, contou Tatiane Costa que perdeu parte dos movimentos do pé esquerdo e tem encurtamento da perna devido a um acidente doméstico aos 8 anos.

Henrique, preparador físico da natação, ressaltou os benefícios do exercício físico. “A prática da atividade física, independente se ela tem uma deficiência ou não, traz uma melhora na qualidade de vida absurda. Melhora o sono, melhora a disposição para as atividades da vida diária, o coração funciona melhor. Especialmente para a pessoa com deficiência, a prática de atividade física traz autonomia. Para um cadeirante, por exemplo, uma transferência da cadeira para o sofá. Ajuda demais as pessoas no dia a dia”, explicou Henrique.

Roberto, campeão parapan-americano nos 100m peito em Lima 2019, destacou a importância do Movimente-se para a autoestima e autoconhecimento da pessoa com deficiência. “Um projeto como Movimente-se traz a confiança de que a gente pode fazer muita coisa, conhecer o próprio corpo. Muitas pessoas com deficiência não sabem o que podem fazer e é sempre bem mais do que ela acredita que pode”, disse Roberto, que participa do projeto exemplificando os exercícios para cadeirante. 

Tatiane contou na transmissão ao vivo que praticar exercício sempre foi um problema para ela por falta de profissionais capacitados para lidar com a sua deficiência. "Sempre fiquei frustrada em relação a fazer exercícios. Quando soube do Movimente-se quis logo conhecer. Eu falo para todos os deficientes que trabalham comigo para fazerem também".

LEIA MAIS
CPB realiza dois cursos de capacitação de regras para árbitros do atletismo

O técnico da Seleção Brasileira de atletismo Fábio Dias relatou o quanto o é perceptível se uma pessoa pratica exercício físico ou não. “Eu percebo por exemplo quando uma pessoa com deficiência visual faz ou não atividade física em situações simples e até desagradáveis como um tropeço, esbarrão em objetos. Quem faz exercício não se desequilibra tão fácil”, comentou Fábio que começou a sua carreira no paradesporto como atleta-guia.

No bate-papo, o lançamento do módulo 2 foi anunciado. Na próxima segunda-feira, 10, o CPB lançará o segundo módulo do Movimente-se. Todas as aulas do primeiro módulo continuam disponíveis. Acesse a plataforma em www.movimentoparalimpico.com.br

Roberto finalizou a transmissão com um recado a todos que utilizam o Movimente-se para fazer exercício físico. “Tem hora que parece muito difícil, o segredo é constância. Coloca na rotina e continua que o resultado vem. Quando você menos espera vai conseguir fazer algo que não conseguia antes”.

Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19. A partir de julho, as transmissões ganharam novo formato e assuntos como “psicologia esportiva”, “tetraplégicos no esporte”, “nutrição na pandemia” e "retorno ao CT Paralímpico" foram os temas debatidos anteriormente.  

Ao todo, já foram realizadas 35 lives, sendo nove sobre natação paralímpica, 15 da série Live Paralímpica e 11 da série Live Tamo Junto, parceria entre o CPB e o COB.  

Confira a Live Paralímpica completa abaixo:

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Roberto Alcalde é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery