A judoca Alana Maldonado foi a convidada da Live Paralímpica desta terça-feira, 12, no perfil oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Instagram, @ocpboficial. A atleta do Palmeiras contou como é a sua relação com a torcida alviverde.
A transmissão faz parte do conjunto de ações feitas pelo CPB para todos os seguidores do esporte paralímpico durante o período de quarentena devido à pandemia do Covid-19.
Aos 24 anos, Alana é atleta do Palmeiras desde 2018 e conta que é reconhecida por alguns torcedores quando vai a eventos ou outras academias de judô.
“Fui muito bem acolhida. Quando chego em alguns lugares as pessoas falam que sou atleta do Palmeiras. Muitos torcedores começaram a me acompanhar devido ao clube, mesmo que de início não soubessem meu nome ou modalidade. É muito legal porque eles acolhem os atletas muito bem. Tenho muito carinho por todos!”, comentou a judoca.
Alana está em Tupã – a 522km da capital paulista, sua cidade natal, e desde o início da quarentena tem adaptado seus treinos de tatame para fazer em casa. “É uma grande adaptação porque não tem o companheiro, a pegada no quimono, a movimentação é diferente. Mas consigo fazer o meu treino técnico com elásticos, que é muito importante para não perder tanto. Aqui em Tupã eu consigo correr, exercício que nunca gostei muito de fazer. Senti a necessidade de uma atividade de cardio, para suar mesmo, e começar a correr foi algo que a quarentena me trouxe. Pretendo trazer esse exercício para minha rotina, intercalar com os treinos, aos fins de semana”, relatou a atleta.
Em 2019, Alana conquistou a prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e foi eleita “Atleta da Galera” – categoria por voto popular – no Prêmio Paralímpicos. Em 2018, ela foi campeã mundial na categoria até 70kg. O currículo da paulista também conta com a prata nos Jogos Rio 2016.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Alana Maldonado é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
E MAIS
Confira todas as "lives" da Natação Paralímpica do CPB
Live Paralímpica: Petrúcio passará Dia das Mães em família pela primeira vez em seis anos
Live Paralímpica: conheça Débora Menezes, primeira brasileira garantida em Tóquio no parataekwondo
Aos 14 anos, Alana descobriu a doença de Stargardt, que leva à perda da visão progressiva e em 2014 começou a praticar o judô paralímpico. No bate-papo desta terça, ela relembrou como foi este período de descoberta da doença e início no judô paralímpico.
“Depois que descobri a doença pensei em focar nos bastidores do judô, em dar aula. Não sabia que existia judô para deficientes visuais. Só em 2014 eu descobri a modalidade. Fui para a minha primeira competição sem saber as regras, perguntei para algumas pessoas na arena o que era diferente e lutei”, relembrou a judoca.
A Live Paralímpica acontece às terças, às 16h, no perfil oficial do CPB no Instagram (@ocpboficial). Confira abaixo a programação deste mês de maio:
Terça-feira (19/05): Evani Calado (bocha)
Terça-feira (26/05): Vitor Tavares (parabadminton)
Confira abaixo a live na íntegra:
Time São Paulo
A atleta Alana Maldonado é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Alana Maldonado é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)