O ciclista paulista Lauro Chaman, da classe C5 (que usam bicicletas convencionais) conquistou uma medalha de bronze na prova Scratch nesta quinta-feira, 3, no Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de estrada e pista, que acontece de 3 a 13 de agosto, em Glasgow, na Escócia.
Lauro havia sido campeão mundial da mesma prova em 2018, em edição realizada no Brasil. O brasileiro foi um dos atletas mais ativos da prova, que terminou com a média de 50,992km/h.
Ele terminou a disputa uma volta atrás do medalhista do ouro, o holandês Daniel Abraham Gebru, e do ucraniano Dementyev Yehor, que ficou com o prata.
O evento é o que mais distribui pontos para o ranking paralímpico de nações, usado para a definição das vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, oferecendo o dobro da pontuação dada em etapas de Copa do Mundo.
“Estou muito grato por essa medalha, agradeço muito a Deus, minha família, amigos, todos da Confederação Brasileira de Ciclismo e do Comitê Paralímpico Brasileiro, toda a comissão técnica, a todos os patrocinadores e aos que torcem por nós. Essa foi minha décima nona medalha em Campeonatos Mundiais, de 35 medalhas que o Brasil tem até agora em sua história, sou muito feliz e grato por fazer parte dessa grande história do ciclismo paralímpico Brasileiro”, comemorou Lauro.
Em 2023, Lauro se tornou tricampeão da Copa do Mundo de ciclismo paralímpico após competir em etapas da Itália, Bélgica e Estados Unidos. Os brasileiros seguem nas disputas de pista até terça-feira, 8. Em seguida, competem às provas de estrada que acontecem de quarta-feira, 9, a domingo, 13.
A Seleção Brasileira disputa o Mundial com 15 atletas. Lauro Chaman, Carlos Soares, André Grizante, Victor Herling, Ronan Fonseca, Ulisses Freitas, Dave Raposo e Marcos Melo formam o time masculino. Jady Malavazzi, Amanda Paiva, Carolina Leite, Sabrina Custódia, Victória Barbosa, Mariana Garcia e Gilmara Sol são as representantes da equipe feminina.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)