A cidade de Kobe, no Japão, sediará em 2021 pela primeira vez o Campeonato Mundial de Atletismo. Será a décima edição da competição, para a qual são esperados cerca de 1.300 atletas de cem países. O evento acontecerá no Universiade Memorial Stadium.
O estádio de 45.000 lugares foi construído em 1985 para a Universíade e, desde então, já sediou uma série de grandes eventos internacionais, como o Campeonato Asiático de Atletismo de 2011 e a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA, em 2012.
“Gostaríamos de parabenizar Kobe pelo extraordinário trabalho realizado para o Mundial de Atletismo de 2021. Estamos plenamente confiantes de que a cidade continuará o legado dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e organizará um grande evento. Será o primeiro Campeonato Mundial no Leste Asiático representando um passo importante no desenvolvimento do paratletismo na região. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com o Comitê Organizador Local, a cidade de Kobe e nossos parceiros para oferecer um Campeonato de sucesso", disse Haozhe Gao, diretor do World Para Athletics, órgão que administra a modalidade no Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
O prefeito de Kobe, Kizo Hisamoto, acrescentou. “Pretendemos dar sequência ao legado dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, aumentar ainda mais as oportunidades para o esporte paralímpico e fazer um grande sucesso. Além disso, aproveitaremos a oportunidade oferecida de receber o campeonato para promover ainda mais o desenvolvimento comunitário inclusivo em Kobe e para compartilhar o charme da nossa cidade com o mundo. Nós gostaríamos que muitas pessoas de todo o mundo viessem visitá-la em 2021.”
Londres, Grã-Bretanha, sediou a última edição dos Campeonatos Mundiais, em 2017, com 33 novos recordes mundiais estabelecidos em dez dias de competição. Dubai, Emirados Árabes Unidos, sediará o Mundial de 2019 de 7 a 15 de novembro.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)