Sete judocas da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos, encerraram os Jogos Juvenis da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) no pódio. Foram três ouros, uma prata e três bronzes.
As campeãs foram Kimberly Lohane (Sub-13), Wiliany Vitória (Sub-18) e Meire Zuchinni (Sub-18). A prata veio com Gabriel Yuri (Sub-15), enquanto os bronzes foram de Rafaela Higino (Sub-13), Júlia Souza (Sub-18) e Jorge Escarante (Sub-18).
A competição durou seis dias e foi a primeira edição do evento. Realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro até sexta-feira, 13, em São Paulo, os Jogos reuniram 99 atletas, de até 23 anos, no futebol de cegos, goalball e judô paralímpico. Os participantes se qualificaram para o torneio após se destacaram nas competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades neste ano.
Goalball
No feminino, Sudeste 2 e Nordeste protagonizaram um jogo emocionante, que terminou com vitória do conjunto sudestino por 5 a 3. Jogadora da Seleção Brasileira de jovens e que esteve presente na última fase de treinamento da Seleção principal, Amanda Braz foi a autora de quatro gols na decisão, sendo dois deles na reta final da partida. A equipe foi formada apenas por jogadoras que atuaram em times de São Paulo no Regional: além dela, jogaram Ana Beatriz Rocha, Carolina Senna, Ana Beatriz Lima e Kézia Pereira, todas comandadas pela treinadora Luciane Tonon.
Entre os homens, o Nordeste foi o campeão, com vitória por 10 a 8 sobre o Sudeste 2. Pedro Vélez, revelação do último Campeonato Brasileiro – Série A, foi mais uma vez o destaque da partida, marcando seis gols. Sua equipe esteve atrás do placar em boa parte do jogo e ele cresceu na hora certa, fazendo dois gols nos instantes finais. Além de Pedro, estiveram no time comandado pelo técnico Thiago Firmino: Allesson Lucas, Lucas Silva, Marcos Antônio Cabral, Matheus Rennan e Victor Hugo Souza.
Futebol de cegos
Outro torneio em que o Nordeste se sagrou campeão foi o de futebol de cegos. A equipe precisou encarar uma jornada tripla na sexta-feira para ficar com o título. Primeiro, empatou sem gols com o Sul-Sudeste em 0 a 0 e ganhou do Centro-Norte por 1 a 0, com gol de Carlinhos, ainda na primeira fase. Já na final, voltou a encarar o Sul-Sudeste e ganhou nos pênaltis, por 2 a 1, após empate no tempo normal sem gols. O Sul-Sudeste, por sua vez, havia ganhado do próprio Centro-Norte, que terminou em terceiro lugar, com a medalha de bronze.
“Nós somos a única confederação do mundo que está conseguindo proporcionar o esporte para as categorias de base. Isso é um ganho imensurável. Daqui para frente, a gente vai ver muitos atletas novos surgindo. Vemos que esses Jogos Juvenis estão proporcionando muitas experiências para os atletas, em relação ao confronto competitivo, a questões culturais e ao conhecimento”, disse Alessandro Tossim, coordenador das seleções de base da CBDV, citando as outras atividades que aconteceram ao longo da semana, como o Desafio do Passinho, de cunho artístico, e as palestras com profissionais de diferentes áreas.
“A renovação do atleta paralímpico hoje se tornou uma realidade. A gente vê todas as categorias de base que nós temos na CBDV, todo o trabalho que vem sendo feito por lá. Os Jogos Juvenis trouxeram muitos novos atletas que podem vir a ser convocados para uma futura Seleção Brasileira. E, mesmo se não for para uma seleção, mas que possa estar jogando a modalidade em um nível diferente porque as oportunidades que estão tendo aqui mostram que a gente está em constante evolução”, completou. Todos os resultados estão disponíveis neste link.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do judô
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)