Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jovens promessas da natação disputam regional SP das Paralimpíadas Escolares e já se preparam para evento internacional

A carioca Camila Dias, da classe S7, participa pela segunda vez das Paralimpíadas Escolares e já está classificada para a fase nacional do evento. Foto: Ale Cabral/CPB.

As disputas da etapa Regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares começaram nesta quarta-feira, 7, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Ao todo, estão inscritos 597 atletas, de sete estados. Os nadadores Victor Almeida (S9) e Camila Dias (S7) já se destacaram entre os atletas e figuram na Seleção Brasileira de jovens.

Esta será a maior etapa regional da competição. Os estados participantes são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

O paulista Victor Almeida, 14 anos, está apenas em sua segunda edição das Paralimpíadas Escolares e já coleciona bons resultados. Neste ano, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Jovens (sub-17 e sub-20). Em 2019, quando debutou nas Escolares, Vitinho, como é conhecido, conquistou cinco medalhas de ouro, com direito a dois recordes brasileiros em sua classe e faixa etária.

“Esta é uma competição muito boa para nós, jovens, dá oportunidade para muita gente. Fora das disputas é um clima muito legal, a gente faz muitos amigos novos, de vários estados. Estou gostando muito deste novo formato, agora é focar na nacional”, comentou Victor que conquistou o ouro nos 50m livre (S9) com a marca de 29s62.

Ele ainda nadará os 100m borboleta, 100m costas, 200m medley e 400m livre. Victor nasceu com uma má formação, que gerou o encurtamento da perna direita. Quando tinha apenas três meses, começou a frequentar as piscinas com a mãe. Ele treina no CT Paralímpico desde 2018, quando ainda não tinha idade para disputar de competições oficiais do CPB.

Ainda neste mês de setembro, Victor disputará sua primeira competição internacional, o Open internacional de natação, na Argentina. A Seleção sub-20 contará com 20 jovens. Confira aqui a convocação. 

“Estou muito empolgado para participar da minha primeira competição internacional. Estou nervoso, confesso”, contou o nadador.

Já carioca Camila Dias, 12 anos, disputa sua segunda edição das Paralimpíadas Escolares. Na manhã desta quarta-feira, ela nadou os 50m livre e faturou a medalha de ouro, com 40s78. Antes mesmo da competição começar, Camila passou pelo processo de reclassificação funcional e teve sua classe modificada, anteriormente, ela disputava na S8, e agora, na S7.

“As Paralimpíadas Escolares podem abrir muitas portas, como abriu para mim. É um evento muito legal até para fazermos amizades, conhecermos outros atletas, socializar”, comentou.

Camila tem paraparesia espástica, que afeta os movimentos das pernas. Com pouco mais de um ano de vida, recebeu a natação como indicação de reabilitação. Apenas no ano passado, ela começou a competir na modalidade paralímpica. Neste ano, Camila integrou pela primeira vez a lista de convocados para a Seleção Brasileira de jovens. 

“Fiquei muito feliz de ter sido convocada, foi uma experiência muito legal. Treino e espero ser chamada outras vezes. Esta foi uma oportunidade que as Escolares abriram para mim. Agora, estou classificada para a fase nacional, estou animada”, concluiu.

Pelo regulamento do evento, ambos os nadadores estão classificados para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá também no CT Paralímpico, em novembro. Os três primeiros colocados nas regionais deste ano no atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, que acontecerá em novembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional. 

Brasília e Natal sediaram as duas primeiras regionais das Paralimpíadas Escolares no mês de agosto, os estados de Minas de Gerais e Pará foram os campeões, respectivamente.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação, e teve o estado de São Paulo como o grande campeão.

Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares

Data: 7 a 9 de setembro de 2022
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 – sem número – Vila Guarani – São Paulo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery