Começou nesta sexta-feira, 23, a etapa regional Norte-Nordeste de atletismo, halterofilismo e natação do Circuito Loterias Caixa, em Aracaju, Sergipe. Até este domingo, 25, a Universidade Tiradentes (Unit) será palco da competição.
As disputas do halterofilismo abriram a fase regional Norte-Nordeste na manhã desta sexta-feira,23, com quebra de recordes brasileiros, júnior e adulto. Ao todo, 112 halterofilistas estão inscritos, e a partir dos resultados desta competição a coordenação-técnica convocará os atletas da Seleção Brasileira para o Campeonato Aberto Europeu, na França, em maio.
A atleta Lara Aparecida, da CDDU/MG, de apenas 14 anos, da categoria até 41kg, bateu recorde brasileiro júnior ao levantar 66kg. A marca também lhe rendeu a melhor performance do país entre os adultos. A jovem halterofilista treina há quatros anos com um dos técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) da modalidade, Weverton Santos, em Uberlândia.
Outro jovem halterofilista que obteve bons resultados foi Lucas Santos, de 16 anos, que faturou a medalha de bronze na categoria até 49kg. No ano passado, o amazonense sagrou-se campeão mundial júnior de halterofilismo em sua categoria, no México. Em Aracaju, Lucas levantou 102 kg e fez a sua melhor marca pessoal.
Para o coordenador-técnico do halterofilismo, Felipe Dias, a competição começou bem e até o surpreendeu. “Pelos resultados é possível ver que os atletas fizeram uma ótima pré-temporada. Os extremos de categoria, como a até 41kg, são categorias difíceis. A Lara é a nossa primeira atleta dessa categoria, mulher, com grandes chances de se tornar muito competitiva a nível internacional. Ela é nova, sem vícios, está com um bom técnico, tem muito o que evoluir devido à idade dela”, destacou Felipe.
Mais três atletas estabeleceram novos recordes brasileiros: João Maria de França, até 49kg, bateu a marca em duas pedidas de peso ao levantar 141kg; Maria Luzineide, até 50kg, colocou 82kg na barra e teve o movimento válido; e Rene Belcassia, até 55kg, com 87kg.
O halterofilismo conta com três etapas nacionais e o Campeonato Brasileiro, evento que reunirá os melhores do ano. A segunda fase nacional será realizada em abril, de 13 a 15, durante a regional Centro-leste, em Goiânia (GO). A terceira etapa nacional e o Campeonato Brasileiro acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em junho e outubro, respectivamente.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 23, 24 e 25 de março
Cidade: Aracaju (SE)
Universidade Tiradentes (UNIT)
Endereço: Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia – Aracaju (SE)
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Norte-Nordeste
Sexta-feira (23/3) – 9:30h às 12:30h e 15:30 às 19h
Sábado (24/3) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (25/3) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)