Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jovane Guissone e Vanderson Chaves se enfrentam por título no florete no Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas

O Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas terá mais uma final brasileira nesta sexta-feira, 27, em São Paulo. O duelo será entre os gaúchos Jovane Guissone e Vanderson Chaves, válido pela disputa do título do florete categoria B. Além da medalha, o vencedor do embate se habilitará para competir com esta arma nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A final está marcada para as 18h, no Novotel Center Norte. Ainda hoje, no mesmo horário, estão marcadas as decisões da espada categoria A feminino, entre as americanas Vikki Espinosa e Lauryn DeLuca, e do florete categoria A masculino, que ainda não foi definido.

Jovane Guissone já está garantido nos Jogos na espada por estar entre os quatro melhores do ranking mundial. Contudo, o campeão paralímpico em Londres 2012 quer assegurar a vaga também no florete. O atleta espera superar não só o adversário, mas também as dores de uma contusão no antebraço direito. “Estou há dois meses convivendo e tratando essa contusão e meus treinos têm sido basicamente de fisioterapia. Mas estou preparado e espero poder jogar bem na final para poder competir também com essa arma nos Jogos”, resumiu Jovane.

O adversário de Jovane, Vanderson Chaves, chegou à decisão bem animado. O jovem de 21 anos é especialista no florete e acredita que será uma grande final contra o astro da modalidade. “Eu cheguei aqui em São Paulo pensando no florete, nesta final e em ser campeão. Treinei bastante e tenho certeza que vou fazer meu melhor na hora da decisão. Chegar a uma Paralimpíada é o sonho de qualquer atleta e eu quero estar lá”, disse Vanderson.

A outra final já definida, florete categoria A feminino, será com duas atletas dos Estados Unidos. Nesta prova, o Brasil ficou com a medalha de bronze, com Mônica Santos, que perdeu o confronto da semifinal para Vikki Espinosa. Como não há disputa de terceiro lugar na esgrima, a brasileira ficou com a medalha de bronze.

As provas individuais terminam nesta sexta-feira. No sábado, os esgrimistas enfrentam as provas por equipes, no florete e na espada, as duas armas apenas no masculino.

Serviço
Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas
Data: 26 a 28 de maio
Local: Novotel Center Norte – Av. Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme – São Paulo
Horário: Sábado, das 9h às 17h

Convênio – Ministério do Esporte 
A participação da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas no Regional das Américas é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no Regional das Américas
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 9267 2935)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery