Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Josi Silva avança às quartas de final do Mundial de bocha no Rio; Brasil tem sete atletas em fase mata-mata

Josi Silva realiza arremesso de bola de bocha no Mundial do Rio 2022 | Foto: Dantas Júnior / Ande / Divulgação

A paulista Josi Silva foi a primeira atleta da Seleção Brasileira a disputar a fase eliminatória do Mundial de bocha, que acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e manteve a boa fase na competição ao vencer no final da tarde desta quinta-feira, 8, a atleta Wai Yan Vivian Lau, de Hong Kong, por 3 a 1 e avançar às quartas de final da classe BC4 feminina (para atletas com deficiências severas, mas que não recebem assistência).

A principal competição da bocha do ciclo Paris 2024 reúne mais de 170 atletas de 40 países em disputas individuais, por pares e equipes. As partidas têm sido realizadas no mesmo palco dos Jogos Paralímpicos de 2016. Os jogos de bocha acontecem nas estruturas das Arena Carioca 1 e a entrada é gratuita ao público.

Josi, que já havia assegurado sua vaga na etapa eliminatória da competição com antecedência, ainda precisou disputar sua última partida pela fase de grupo na manhã desta quinta-feira, 8. Foi derrotada pela eslovaca Michaela Balcova por 5 a 3, mas não se abalou.

“Estou muito feliz, no meu primeiro Mundial [na carreira] e já estar entre as oito melhores do mundo na minha classe. Ainda bem que minha estratégia deu certo na partida, que foi muito difícil. Agora, continuar com meu trabalho”, afirmou a atleta de 29 anos e que nasceu com artrogripose, doença que compromete o movimento das pernas.

Josi, atual 14ª colocada do ranking mundial, já sabe quem enfrentará nas quartas: Yuen Cheung, também de Hong Kong, e atual quinta melhor do mundo na BC4.

Além dela, mais dois brasileiros avançaram às quartas de final, mas sem precisar jogar. Ambos pela classe BC1 (que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar). A pernambucana Andreza Vitória, que venceu a polonesa Kinga Koza por 6 a 3 em seu terceiro jogo pela fase de grupos nesta tarde, jogará diante da tailandesa Satanan Phromsiri. No feminino, houve um número menor de participantes e, por isso, não haverá disputa de oitavas de final. 

José Carlos Chagas, o “Zé”, venceu seu último jogo pela fase de grupos ao derrotar o croata Martin Frkovic no tie-break, após empate por 3 a 3 no tempo normal, e avançou diretamente às quartas de final do individual da classe BC1 (que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar), sem precisar disputar as oitavas, pois está entre os quatro melhores do ranking mundial da sua classe – é o atual vice-líder.

Os outros quatro classificados vão precisar disputar as oitavas de final em suas classes nesta sexta-feira, 9. Pela BC2 masculina (para atletas que não recebem assistência), o cearense Maciel Santos “fez mais uma vítima” no Grupo A da competição e venceu o holandês Bernd Meints por 9 a 1 na tarde desta quinta-feira, 8. 

Agora o atual líder do ranking mundial da BC2 vai colocar a sua invencibilidade no Mundial à prova nas oitavas contra o tcheco Josef Zabka (15º do mundo).  

Outro invicto na competição é o mineiro Mateus Carvalho, que bateu o espanhol Wafid Boucherit por 6 a 3 nesta quinta-feira, 8, e avançou sem sustos para as oitavas de final da classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar o instrumento auxiliar calha e ter auxílio de outra pessoa). Seu primeiro duelo eliminatório será diante do peruano Dean Acosta, 22º lugar do ranking mundial.

“Foi uma primeira fase boa, eu e meu pai [calheiro dele] fizemos um bom trabalho. Agora, começam as oitavas e isso eleva bastante o nível de competitividade da competição. São adversários mais complicados de jogar”, analisou Mateus.

Pela BC3 feminina, a paulista Evelyn Oliveira, porta-bandeira do Brasil nos Jogos de Tóquio, e a pernambucana Evani Calado, também venceram no dia seus últimos confrontos nos grupos e avançaram no Mundial. A primeira derrotou a portuguesa Ana Costa por 4 a 1 e a segunda aplicou 9 a 0 na alemã Nancy Poser.

Agora, Evelyn enfrenta a tailandesa Ladamanee Kla-Han, enquanto Evani medirá forças com a polonesa Edyta Owczarz. Se as brasileiras vencerem seus confrontos, ambas farão o duelo das quartas de final.

A pernambucana Letícia Karoline (BC1), o potiguar Iuri Tauan (BC2), o paulista Antônio Leme (BC3) e o paranaense Eliseu dos Santos (BC4) não conseguiram a classificação à próxima etapa do Mundial e foram eliminados na fase de grupos. 

As partidas têm sido transmitidas ao vivo pelo Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), organizadora do evento. 

O Mundial de bocha acontece até a terça-feira da semana que vem, 13, quando acontecerão as finais das disputas de pares e equipes. As decisões no individual acontecerão no sábado, 10. 

Serviço

Mundial de bocha paralímpica
Dias: de 6 a 13 de dezembro, a partir das 9h30
Local: Arena Carioca 1, Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Entrada: gratuita
Pela internet: Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)

Confira todos os jogos da Seleção Brasileira de bocha desta quinta-feira, 8, no Mundial no Rio:

BC1 masc
José Carlos Chagas* 3×3 Martin Frkovic (CRO)
*Vitória no tie-break

BC1 fem
Andreza Vitória 6×3 Kinga Koza (POL)
Letícia Karoline 7×1 Lois Martin (CAN)

BC2 masc
Maciel Santos 9×1 Bernd Meints (HOL)
Iuri Tauan 1×4 Robert Mezik (ESL)

BC3 masc
Mateus Carvalho 6×3 Wafid Boucherit (ESP)

BC3 fem
Evelyn Oliveira 4×1 Ana Costa (POR)
Evani Calado 9×0 Nancy Poser (ALE)

BC4 fem

Fase de grupos
Josi Silva 3×5 Michaela Balcova (ESL)

Oitavas de final
Josi Silva 3×1 Wai Yan Vivian Lau (HKG) – Hong Kong 

Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery