Foram abertos nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, os Jogos Paralímpicos Universitários 2017. A cerimônia foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico e teve a participação de membros da diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, Cid Torquato, do secretário dos Direitos à Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, da secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que foi o responsável por abrir oficialmente a competição.
O presidente do CPB, Mizael Conrado, ressaltou a importância de organizar a competição em parceria com a CBDU. “A realização da segunda edição dos Jogos Paralímpicos Universitários é um motivo de muita celebração. Essa era uma dívida que nós do CPB tínhamos com o paradesportista universitário do Brasil. Felizmente, no ano passado, realizamos a primeira edição e, agora, com a parceria com a CBDU, quando conseguimos reunir um número importante de atletas universitários “, observou Mizael Conrado.
A competição deste ano reúne 200 atletas de 20 estados e do Distrito Federal em disputas em seis modalidades: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. As provas serão nesta sexta, 28, e sábado, 29, sempre das 8h às 18h.
A tarefa de declarar oficialmente abertos os Jogos Paralímpicos Universitários foi do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que valorizou a competição não apenas no âmbito esportivo, mas também no social. “Os Jogos Paralímpicos Universitários têm o importante papel de estímulo para os nossos estudantes e para a promoção do esporte no Brasil. Eu procuro sempre refletir sobre como o trabalho de vocês é importante para o Brasil, para melhorar a sociedade do país. Ele extrapola os limites do CT para ter o grande papel de fortalecer valores e princípios da sociedade”, disse, antes de declarar aberta a disputa na competição.
Horários das competições
– Atletismo: 8h às 12h (28 e 29/7)
– Natação: 14h às 18h (28 e 29/7)
– Judô: 8h às 12h (28/7)
– Parabadminton: 8h às 12h / 14h às 18h (28 e 29/7)
– Bocha: 8h às 12h / 14h às 18h (28 e 29/7)
– Tênis de mesa: 8h às 12h (28 e 29/7)
Parceria CPB e Governo de São Paulo
O evento desta manhã também foi o marco de mais uma parceria do CPB com o governo paulista. Além do programa esportivo Time São Paulo, que beneficia 56 atletas, e nove atletas-guia de 10 modalidades com bolsas para que se concentrem apenas na prática esportiva, a entidade agora assinou um convênio para a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), que vai possibilitar ao CPB a aquisição de equipamentos por leilão eletrônico.
“Vamos oferecer agora ao CPB, nosso parceiro, também esta possibilidade de comprar com segurança e economia. Equipamentos, máquinas, artigos esportivos e tudo relacionado ao esporte paralímpico estará na BEC. Essa ferramenta possibilitará ao Comitê a fazer mais com os recursos que possui em benefício da sociedade”, explicou Alckmin.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Battistella, parabenizou ao CPB pela iniciativa. ” Todos os serviços precisam ter esta transparência e a capacidade de fazer o máximo com os recursos que são disponíveis”, acrescentou.
Centro de Treinamento Paralímpico
O CT, palco dos Jogos Universitários, também ganhou atenção na cerimônia. O local, que já foi utilizado para as principais competições nacionais do esporte paralímpico, recebeu os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017 e serviu como centro de aclimatação da delegação brasileira que representou o país nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, recebeu nesta manhã o selo de acessibilidade plena. A honraria reforça que o Centro está completamente adaptado e acessível a todos.
“Esse selo tem um significado muito importante que é de educação à sociedade sobre essa grande inovação. Está sendo construído aqui uma série de estratégias que significam a inclusão para todos”, comemorou Linamara.
Gestão do CT
Geraldo Alckmin aproveitou a cerimônia para oficializar a abertura da chamada para cessão de uso do CT. Até o dia 31 de agosto, os interessados poderão enviar as propostas para gerir o Centro de Treinamento pelos próximos cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco, caso comprovada a boa execução dos serviços. Atualmente o CT está sob gestão do CPB e a permissão de uso termina no dia 24 de outubro.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)