Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jerusa Geber abre Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo com recorde mundial nos 100m T11

Largada dos 100m T11 feminino com Jerusa Geber e Lorena Spoladore (Crédito: Alê Cabral/CPB)

Jerusa Geber quebrou o recorde mundial dos 100m T11 (para cegos totais) na manhã desta sexta-feira, 27, na abertura do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, no CT Paralímpico, em São Paulo. A acreana foi o principal destaque da primeira sessão do evento, que contou com quatro atletas classificados ao Mundial da modalidade. A competição acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro. O Brasil já tem 20 atletas garantidos. Mais de 600 competidores seguem na disputa do evento nacional até domingo, 29.
 
Confira aqui os critérios de classificação ao Mundial de Dubai.
 
Após as medalhas de ouro nos 100m e 200m no Parapan de Lima 2019, no mês passado, Jerusa estabeleceu-se agora como a atleta mais veloz da história de sua classe, ao cumprir os 100m em 11s85 – seis centésimos melhor do que a marca da britânica Libby Clegg (11s91) nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. O recorde a credencia ainda a integrar o time brasileiro no Mundial de Dubai, principal evento do ano. 
 
"Agradeço a todo mundo do meu time, que me acompanha o tempo inteiro. A gente treinou bastante exatamente para isso. É um sonho ter esse recorde mundial e ser a primeira cega do Brasil a correr os 100m na casa de 11 segundos. Isso me deixa muitíssimo feliz", disse a atleta de 37 anos, que nasceu totalmente cega. 
 
Os 100m T11 feminino ainda contaram com outra atleta com índice A para o Mundial. A paranaense Lorena Spoladore ficou com a segunda posição, com o tempo de 12s02 – cinco centésimos abaixo da marca classificatória estabelecida pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro. "Muito feliz, pois hoje senti que pude dar o meu melhor e correr minhas melhores marcas", disse, emocionada, a atleta de 23 anos. 
 
Deficientes visuais também conseguiram resultados expressivos no masculino. Na classe T12 (para atletas baixa visão), o paraibano Joeferson Marinho e o sul-matogrossense Fabrício Júnior fizeram dobradinha na ponta dos 100m e também garantiram-se no Mundial. A diferença entre eles foi mínima: 10s76 para Joeferson e 10s77 para Fabrício. Ambos abaixo dos 10s81 necessários para assegurar a vaga. 
 
"A prova foi muito agradável. Gostei bastante do tempo e me senti muito bem nesta corrida. Só tenho a agradecer ao trabalho que estamos fazendo. Vamos trabalhar agora ainda mais para chegar ao Mundial e conseguir o topo do pódio", afirmou Joeferson, 20. 
 
"Estou bastante contente. Houve uma pequena falha na corrida, mas consegui compensar com uma boa frequência durante a prova. Usei o que mais me beneficia e consegui chegar o mais próximo possível. Vamos agora para o Mundial de Dubai", comemorou Fabrício, 21, campeão da prova no Parapan de Lima 2019. 
 
No campo, destaque para Beth Rodrigues. A atleta da classe F52 garantiu o ouro no arremesso de peso também com novo recorde mundial. Ela registrou 7,80m e melhorou sua própria marca (7,22m), que havia sido registrada em 10 de agosto, também no CT Paralímpico. 
 
As competições seguem na tarde desta sexta-feira, a partir das 14h.  
 
Os melhores atletas do país disputam o Brasileiro de Atletismo. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.
 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
 
Time São Paulo 
As atletas Jerusa Geber e Lorena Spoladore são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia, de nove modalidades.
 
Serviço
Data: 27 e 29 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).
 
Programação* 
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo

Sexta-feira (27/9) – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado (28/9) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (29/9) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery