O jogo começou bastante equilibrado, com a Adesul terminando o primeiro período à frente da equipe rival: 11 a 8. No entanto, depois disso, só deu Irefes. Nos outros quartos, o time capixaba foi dominante na partida. Já no segundo período, o Irefes virou o placar e terminou o quarto com sete pontos de vantagem: 26 a 19. No terceiro, a equipe do Espírito Santo ampliou a distância para a Adesul e fechou a parcial por 35 a 26. Já no último quarto, o Irefes confirmou a vitória e o título com o resultado final de 47 a 33.
A competição, que começou na terça-feira, 13, contou com a participação de sete equipes: Adesul/CE, All Star Rodas Belém/PA, Abids/DF, ADD-SG Valkirias Navebrás/RJ, All Star Rodas Pará/PA, Irefes/ES, e APP-Valkirias Unipam/MG. Os times foram divididos em dois grupos. Todos os clubes se enfrentaram, em turno único, dentro da mesma chave e os dois melhores de cada grupo avançaram às semifinais.
Nessa fase, o Irefes derrotou o All Star Rodas Pará/PA, campeão da competição em 2021, por 55 a 51, em um jogo emocionante. Ambas as equipes terminaram os quatro períodos regulamentares empatadas em 47 a 47. Desta forma, a vaga para a final foi decidida apenas na prorrogação. Já na outra semifinal, a Adesul derrotou a APP-Valkirias Unipam/MG por 52 a 43.
Na disputa pelo bronze, o All Star Rodas Pará/PA levou a melhor sobre a APP-Valkirias Unipam/MG e ficou em terceiro lugar no torneio.
Patrocínio
O basquete em cadeira de rodas brasileiro é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)