Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 contarão com 4.400 atletas, que competirão em 537 eventos valendo medalha, de acordo com anúncio feito pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), nesta segunda-feira, 4.
O programa final dos Jogos e a cota de atletas foram aprovados pelo Conselho Diretor do IPC após a conclusão de um processo de dez meses de consulta às federações internacionais. Os principais destaques são:
– Pelo menos 1.756 vagas para atletas mulheres – maior número da história, e que representa um aumento de 17% em relação a Londres 2012. O número provavelmente crescerá, uma vez que 294 vagas não têm gênero definido.
– Badminton e taekwondo, os dois esportes que farão suas estreias nos Jogos Paralímpicos, distribuirão 14 e seis medalhas, respectivamente.
– A canoagem, que fez a sua estreia nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e distribuiu seis medalhas, desta vez dará nove medalhas, dada a inclusão das classes Va’a.
– Como parte do desejo do IPC de aumentar as oportunidades para atletas com maior necessidade de suporte, a bocha terá 116 vagas nos Jogos – oito a mais do que no Rio 2016.
– Comparado ao Rio 2016, 14 esportes contarão com o mesmo número de atletas. Bocha, canoagem, judô, tiro esportivo, tênis de mesa, triatlo e esgrima em cadeira de rodas terão mais competidores.
– Quatro esportes (canoagem, tiro esportivo, tênis de mesa e esgrima em cadeira de rodas) terão mais eventos valendo medalha do que no Rio 2016, enquanto natação e atletismo terão menos.
– A lista final de eventos de atletismo, natação e triatlo serão publicados posteriormente.
– O programa completo de provas dos Jogos podem ser encontrados aqui.
“Estamos muito animados com o programa dos Jogos de Tóquio 2020, com o qual acreditamos que podemos dar continuidade ao sucesso do Rio 2016, uma Paralimpíada que é considerada a melhor em termos de performance esportiva. É uma prova de força do esporte paralímpico e do trabalho das federações internacionais que a briga para garantir eventos valendo medalha e cota de atletas nos Jogos Paralímpicos é agora tão competitiva quanto a ação no campo de jogo”, disse Sir Philip Craven, presidente do IPC.
As federações internacionais enviaram ao IPC, em janeiro deste ano, propostas para incluir 4.979 atletas e 555 eventos nos Jogos de Tóquio.
Os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 contaram com 4.328 atletas que disputaram 528 medalhas. A não-inclusão do futebol de 7 e da vela em Tóquio 2020 abriram mais 192 vagas para atletas e quatro provas.
Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)