A I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas é disputada no Country Clube, em Valinhos (SP) até domingo, 13 de março. A competição que abre o calendário nacional da modalidade é especial para sete atletas que integram a seleção brasileira. Eles participarão do Regional das Américas, em São Paulo, de 26 a 29 de maio, em São Paulo, e buscarão na capital paulista a sonhada vaga para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
“Essa competição em Valinhos serve como um apronto para os atletas da seleção. O nosso objetivo é uma boa participação no Regional das Américas que é a última porta de entrada para os Jogos Paralímpicos. Essa será a grande chance do Brasil de classificar, no mínimo, três atletas para o Rio de Janeiro”, afirmou Leiria, treinador nacional de esgrima em cadeira de rodas.
Por ser país sede, o Brasil possui duas vagas no Rio 2016, uma masculina e outra feminina. Os oito primeiros do ranking mundial também garantem vaga no Rio de Janeiro e quem vencer no Regional das Américas carimba a participação na principal competição do movimento paralímpico. “Seria fantástico a classificação de quatro atletas. Nos últimos anos, nos encontros com os países das Américas, o Brasil tem mostrado bons resultados, o que me permite ter essa expectativa otimista”, concluiu Leiria.
O esgrimista Sandro Colaço (ADFP) está confiante para debutar nos Jogos Paralímpicos. Em 2015, ele terminou em primeiro lugar no ranking nacional da espada A. “Aqui é um termômetro para a gente testar como estamos para o Regional das Américas. Temos mostrado domínio nas competições internacionais com os países vizinhos tanto no florete quanto na espada. Isso dá confiança de que eu vou conquistar a minha vaga assim como outros brasileiros”, concluiu o paranaense que ficou cadeirante após um muro cair em cima dele há 16 anos.
Monica Santos (Asasepode) é outra atleta que conta no calendário a data do Regional das Américas. Melhor brasileira ranqueada internacionalmente e líder do ranking nacional, ela pode ocupar a vaga por convite, mas ressalta que o seu objetivo é garantir o seu lugar com a conquista do ouro em São Paulo. “Em 2015 eu fui a primeira mulher a conquistar o ouro nessa mesma competição em Montreal. Eu sei que sou a favorita no florete e agora é só repetir o que eu já fiz para estar dentro de forma direta no Rio”, afirmou a esgrimista.
Resultados das finais do segundo dia da I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas
Espada Masculina A
Lenilson Oliveira (Adeacamp) 15 x 10 Clodoaldo Zafatoski (ADFP)
Espada Masculina C
André Vasconcelos (ACE) 11 x 15 Marcos Melo (ACE)
Florete Feminino A
Monica Santos (Asasepode) 15 x 7 Karina Maia (ADFP)
Florete Masculino B
Jovane Guissone (Asasepode) 15 x 5 Mauricio Stempniak (Asasepode)
Sabre Masculino B
Rodrigo Massarutti (ADFP) 15 x 11 Vanderson Chaves (Asasepode)
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Valinhos
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 81619271)