O governador do estado de São Paulo, João Doria, recebeu na manhã desta terça-feira, 24, atletas que compuseram a histórica delegação brasileira dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Integrantes da equipe brasileira foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para a entrega de medalhas de mérito esportivo e certificados pela campanha na competição continental.
O Brasil ficou em primeiro no quadro-geral de Lima 2019 com 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Apenas o Time São Paulo, programa do governo estadual, somou 85 pódios (52 de ouro, 21 de prata e 12 de bronze).
A parceria feita por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi iniciada em 2011 e visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas de alto nível vinculados ao estado de São Paulo. Hoje, 62 atletas estão no projeto.
"Nossos atletas emocionaram o Brasil com a performance nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Mostraram ao mundo o Brasil que dá certo. Quero agradecê-los demais, pois deram um show de técnica, garra, raça e deram ainda um orgulho imenso à nossa sociedade. O esporte é uma ferramenta que inclui a pessoa com deficiência. Acreditar no esporte, mais do que crer na medalha, na vitória, é acreditar na transformação de uma sociedade", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
"Estou muito feliz de estar aqui com vocês. Tenho certeza que vamos a Tóquio e teremos um desempenho ainda melhor na próxima edição dos Jogos Paralímpicos. Sou um entusiasta e fico muito orgulhoso de estar com vocês, atletas, e de ver um local como o Centro de Treinamento Paralímpico. Tenho um respeito muito grande por todo o trabalho que é feito para que os atletas tenham este desempenho. O esporte é inclusivo, aproxima, multiplica. Nada se conquista individualmente e o esporte o exemplo disso", afirmou João Doria, governador de São Paulo.
Sessenta e sete atletas da delegação compareceram ao festejo. Estiveram presentes ainda na cerimônia os vice-presidentes do CPB, Ivaldo Brandão e Naíse Pedrosa, além do secretário de esporte de São Paulo, Aildo Ferreira, e a secretária dos direitos da pessoa com deficiência, Célia Leão.
"Em nome de todos os atletas, agradeço a todos pelo investimento em nossa causa, que é levar o Brasil ao topo. Certamente, sem este apoio, não teríamos tido este resultado excepcional. O Time São Paulo teria sido quarto colocado no quadro geral de medalhas, com 52 medalhas de ouro, para terem noção da grandeza deste apoio. Sem este investimento do governo de São Paulo, isso não seria possível", disse Phelipe Rodrigues, nadador da classe S10, que venceu sete medalhas de ouro e uma prata no Parapan de Lima 2019.
Time São Paulo
O atleta Phelipe Rodrigues é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia, de nove modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)